20 de set. de 2012

Vagas para pessoas com deficiência e idosos são desrespeitadas em Fortaleza (CE)

Placa indicando estacionamento reservado para pessoa com deficiência
O artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que estacionar em vaga destinada às pessoas com deficiência ou idosos corresponde a infração leve, passível de multa no valor de R$ 53,20 e medida administrativa de remoção do veículos. Porém, esta infração é cena comum em Fortaleza (CE).

  Basta uma caminhada pela Avenida Beira-Mar, por exemplo, que é possível flagrar ações como essa.

Apesar do tema da Semana Nacional de Trânsito 2012 ser "Devagar e com calma no trânsito se chega bem longe", neste ano, um dos tópicos a serem debatidos refere-se ao respeito às vagas de deficientes e idosos. Hoje, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), há 280 vagas públicas para pessoas nestas condições.

Um quantitativo ainda pequeno, tendo em vista o aumento da população idosa e as facilidades de aquisição de um automóvel hoje no País. De acordo com a AMC, destas 280 vagas, 120 são para idosos e 160 para pessoas com deficiência.

Para se ter uma ideia, Fortaleza é a quinta capital brasileira com maior número de idosos. Em dez anos, essa população apresentou um crescimento de 48,3%. Ou seja, se no Censo 2000 a população com 60 anos ou mais somava 160.231, em 2010, ela já estava em 237.775. De acordo com o Censo 2010, o Ceará tem 2,34 milhões de pessoas que declararam possuir algum tipo de deficiência. Isto equivale a 27% da população.

Embora ainda poucas, a população tanto de idosos quanto de deficientes tem direito a estas vagas, direito este assegurado pelas resoluções 303 e 304, aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito em 2008. O que muita gente não sabe é que este cadastro é simples e rápido de se fazer, bastar ir a AMC e levar documentos de CPF, RG e Comprovante de residência.

Segundo o órgão, hoje, a Capital tem cadastradas 10.970 pessoas, isso desde 2009. Para que este número aumente, até o dia 22, terá um posto de cadastro dentro do Shopping Benfica. "Isso é importante porque eu não sabia que tinha essa credencial, e ficava me perguntado como as pessoas sabiam que ali tinha estacionado um idoso ou não. E me perguntava também que cartão era este", disse a aposentada Armênia Maciel, 32 anos.
 
Shoppings

O Ministério Público do Ceará expediu recomendação para que a AMC passe a multar os motoristas que desrespeitam as vagas reservadas a idosos e pessoas com deficiência em estacionamentos de shoppings centers. A recomendação veio após diversas denúncias feitas ao MP.

A Autarquia e os shoppings terão 60 dias para fazer campanhas educativas e se adaptarem à nova medida administrativa. Segundo o promotor de Justiça Nildo Façanha, coordenador do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, "compete ao órgão de trânsito a fiscalização de áreas particulares da vaga do idoso e da pessoa com deficiência".

Após o prazo, o órgão deve passar a multar os infratores, ainda que em espaços privados. No entanto, de acordo com Façanha, os estabelecimentos se posicionaram contra a intervenção da AMC, que também teria restrições quanto à atuação em áreas particulares.

Até o fechamento desta edição, a reportagem tentou contato com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), mas os telefones estavam todos ocupados.
 
AMC credencia idosos para vagas

Durante a Semana Nacional de Trânsito 2012, o órgão também está realizando cadastro de pessoas com deficiências para usar os estacionamentos

 A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) iniciou, terça-feira, as comemorações pela Semana Nacional de Trânsito 2012. As ações deste ano serão realizadas em parceria com o Shopping Benfica, com o tema "Devagar e com calma no trânsito se chega bem longe", entre os dias 18 e 22, das 10h às 18h, no piso térreo do shopping.

No local, a AMC realiza prestação de serviço disponibilizando posto de credenciamento para a utilização das vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. As credenciais serão entregues na hora, basta que os interessados apresentem a documentação necessária e cumpram os requisitos exigidos.

Para se cadastrar, a pessoa com deficiência precisa ter em mãos os seguintes documentos: fotocópia do laudo ou atestado médico atestando a deficiência; fotocópia do RG; fotocópia do CPF; fotocópia do comprovante de residência: água, luz ou telefone e no caso de menores de idade, acrescentar fotocópias dos documentos do responsáveis.

O idoso precisa dos mesmos documentos, com exceção do laudo médico. O credenciamento será até o dia 22 deste mês. O tema escolhido segue as diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que definiu a "velocidade" como mote para as atividades da semana nacional, tendo como principal foco a conscientização dos jovens.
 
Educação
 
Para realizar as abordagens de forma lúdica e divertida, a Divisão de Educação da AMC preparou atividades para chamar atenção das crianças. Entre os dias 20 e 22, das 16h às 18h, educadores farão jogos, bingo, contação de história e apresentação de teatro de fantoche, todos com temas relacionados ao trânsito.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com (Thays Lavor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário