12 de nov. de 2014

TV Cultura exibe documentário sobre a luta pelos direitos de pessoas com deficiência

Foto da capa do documentário
 

A faixa Cultura Documento deste domingo (9/11) exibiu o filme que conta os mais de 30 anos de história do movimento nacional responsável pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência. 


Intitulado Da Invisibilidade à Cidadania: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência, o documentário é uma parceria da TV Cultura com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 


O longa reconstitui a militância do movimento social que lutou para que a Constituição Federal, aprovada em 1988, contemplasse os direitos civis, políticos e econômicos desta parcela da população. 


Vinte protagonistas relatam o desenrolar do processo de inclusão social, bem como as dificuldades enfrentadas diariamente por um portador de deficiência. 


Entre os depoimentos dos “jurássicos”, expressão que eles usam para se identificar, estão o de pessoas que encabeçaram a luta e já faleceram, assim como daqueles que até hoje se envolvem com a causa. 


Esta é a primeira de quatro produções que a TV Cultura exibe com a mesma temática. Além de Da Invisibilidade à Cidadania, integram o pacote Viver Só,Pode Entrar, A Casa É Nossa e E agora, José, Maria, João....?. 


Todos os filmes foram aprovados no projeto Passa Lá em Casa: a moradia assistida e a autonomia possível, criado para promover o debate sobre o assunto a partir da comparação de iniciativas desenvolvidas no Brasil e em países europeus.


Da Invisibilidade à Cidadania: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência foi dirigido por Marcelo Galvão e produzido pela Gata Cine.



Fonte: CMais



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário