27 de jan. de 2015

Após reclamações, ônibus em Taubaté, SP, vão ser 100% adaptados até Abril

Foto de um ônibus acessível


Os 81 ônibus do transporte público de Taubaté, em SP, vão ter que estar 100% adaptados para pessoas com deficiência até abril. 


A adaptação é uma exigência da Secretaria de Mobilidade Urbana para a empresa ABC Transportes, que opera o transporte coletivo na cidade.


A falta de veículos também foi mostrada pelo site Meon no início de 2014, quando a reportagem acompanhou as dificuldades enfrentadas pelo paratleta Alexandre dos Santos Castilho, 41 anos. 


Na época, Castilho comentou da dificuldade em ir treinar, já que a rampa de acessibilidade do ônibus estava com defeito.


"É um absurdo a empresa de ônibus determinar que hora tenho que sair de casa. Porque eu tenho só um horário com ônibus adaptado para ir para o trabalho de manhã e mais um para voltar, se eu perder, são quase três horas de espera até o próximo carro passar. Isso quando não vou a lugar nenhum porque a rampa quebrou", conta.


Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, 61 ônibus estão adaptados, restando 16 veículos. A pasta ressalta que os ônibus são zero quilômetro. Hoje, 1.896 pessoas com deficiência estão cadastradas no sistema.


Por dia, aproximadamente 58 mil usuários utilizam os ônibus do transporte público. Em Taubaté, 18 linhas urbanas e 5 rurais atendem a cidade. A secretaria destaca ainda que está formatando o novo sistema de mobilidade.


“O novo sistema de transportes terá todos os veículos acessíveis, inclusive os do transporte complementar. O projeto de remodelação do sistema de transporte público ainda será apresentado à população e a data será amplamente divulgada”, informa a nota.


Fonte: Meon


Nenhum comentário:

Postar um comentário