30 de jan de 2015

Exposição Esculturas de Som chega a São Paulo

Foto de gotas azuis vibrando ao som da música


A nova exposição da internacionalmente premiada artista gaúcha Andrea Laybauer proporciona ao visitante uma experiência sensorial através de fotografias que representam músicas. Quando ondas sonoras se propagam através de matéria, é possível VER o som.


Gotas de diferentes líquidos são colocadas sobre uma caixa de som no volume máximo e “dançam” conforme as vibrações sonoras emitidas, formando assim, esculturas líquidas. Enquanto isso, Andrea registra esses momentos através da macrofotografia em alta velocidade, resultando em imagens impressionantes e únicas.

 
Conhecida pelas suas fotografias de gotas de água e splashes, a artista sempre teve fascínio por essa técnica, pois ela revela ao expectador um verdadeiro mundo de eventos do cotidiano que não percebemos por serem muito pequenos (alguns milímetros apenas) e/ou muito rápidos (acontecem em uma fração de segundo).

 
Vivenciar a música com o sentido da visão ao invés do sentido da audição, permite que nossa percepção sobre o mundo se expanda e, permite também, que os deficientes auditivos possam ser incluídos nessa experiência visual/musical.

 
A plasticidade das imagens se deve à escolha de cores, fundos e líquidos. Foram utilizados leite, creme para as mãos, Caladryl (loção pós-sol), maisena diluída em água, silicone, mel e até sangue humano. 


São 12 fotografias que representam estilos musicais variados. Você verá desde o Hino Nacional Brasileiro até o velho e bom Rock and Roll representado por Led Zeppelin, Queen, Jimi Hendrix, Ozzy Osbourne – passando por bandas nacionais como Barão vermelho e Titãs – e ainda os mitos Bob Marley e Michael Jackson.

 
No final da exposição, há uma caixa de som e alguns líquidos onde o visitante pode brincar com a técnica tendo a exata noção de como nascem as imagens apresentadas.

 ***

Exposição Esculturas de Som chega


Onde: Atelier Andrea Laybauer - Rua Batataes, 196 - Jardins - São Paulo - (11) 28729309
 
Quando: de 27/1 à 14/2/15, de terça a sábado das 12 às 19 horas 

Ingresso:Entrada gratuita
 
Mais informações pelo e-mail: andrea@andrealaybauer.com

***

Fonte: Vida Mais Livre 



Nenhum comentário:

Postar um comentário