1 de mar. de 2013

Curso de Acessibilidade e Usabilidade na Web

A acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência (PcD) são conhecidas do ponto de vista arquitetônico. Soluções tais como rampas, delimitações de vagas e adaptações prediais são cada vez mais frequentes. No entanto, do ponto de vista da comunicação web, ainda há diversas barreiras de uso para pessoas com deficiência.

Quanto à usabilidade, entende-se que esta precede a acessibilidade e é fundamental para proporcionar uma interação agradável do usuário com a interface WEB, seja ele uma pessoa com deficiência ou não.

O objetivo do curso é apresentar informações pertinentes aos dois temas, aplicadas à concepção de interfaces web amigáveis e acessíveis. Pretende-se auxiliar o aluno a compreender as questões de acessibilidade e usabilidade sob o ponto de vista de um projeto web.
Para visualizar o programa completo do curso, clique aqui.
 
HORÁRIO

Segundas e Quartas-feiras, das 19h30 às 22h30 
Datas: 11/03 a 03/04/2013
 


PÚBLICO-ALVO

• Profissionais responsáveis pela especificação, aquisição, desenvolvimento ou manutenção de websites;
• Comunicação e mídia;
• RH;
• Empresas desenvolvedoras de software;
• Empresas integradoras;
• Empresas de TI governamentais 


COORDENADOR
 
Marcelo Schneck de Paula Pessôa - Engenheiro eletrônico, Mestre em engenharia, Doutor em engenharia elétrica, Livre Docente em Gestão da Tecnologia da Informação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP. Professor do departamento de Engenharia de Produção da EPUSP. Presidente do Conselho Curador da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de computação, automação e telecomunicações e trabalhou em empresas como Cosipa, Siderbrás e Centro de Pesquisas da Telebrás. Membro efetivo da Comissão de Estudos de Gerência do Ciclo de Vida de Software da ABNT, participa da elaboração de normas nacionais e internacionais da área de software tendo representado o Brasil em reuniões internacionais. Coordenador do eLabSoft onde realiza pesquisas sobre: fábrica de software e processo de software. Também participa de pesquisas na área de estratégia de TI. Auditor líder do sistema ISO 9000, tendo participado de diversas pré –auditorias, auditorias de certificação e de acompanhamento da implantação da ISO e do CMM / CMMI, conjugadamente, em empresas de software. Coordenador do curso de Especialização da Fundação Vanzolini Gestão da Tecnologia da Informação, coordenador do curso de Capacitação em Análise de Negócios na Fundação Vanzolini.

VICE-COORDENADORA
 
Uiara Bandineli Montedo - Atualmente é professora doutora RDIDP (dedicação exclusiva à Docência e à Pesquisa) do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Fez Doutorado Sanduíche na França, tendo sido recebida na Université Bordeaux 2, Ecole Pratique des Hautes Etudes (EPHE) e Agence Nationale pour lAmélioration des Conditions de Travail (ANACT). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia.

DOCENTES
 
Lucinda Leria - Profissional de Tecnologia da Informação, formada pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo e Pós Graduada em Gestão de Projetos de TI pela Escola Politécnica (USP).Trabalha com Tecnologia de Informação há 26 anos, sendo que nos últimos 10 anos tem atuado como Líder de Projetos e Analista de Negócios em instituições financeiras com projetos de Automatização Bancária e Serviço de Apoio ao Cliente (SAC).Participou da equipe que definiu a arquitetura de CRM do Banco Real e do projeto de SAC-Ouvidoria com implementação de Call-Center para 900 atendentes. Desde 2011, vem atuando como Consultora em projetos de Acessibilidade Digital.

Lucy Gruenwald - Sócia proprietária da LBG Serviços de Informática Ltda. Possui certificado “ Advanced Professional Development for Assistive Technology Applications - California State University Northridge (2011) “ e Accessible Information Tecnology da University of Southern Maine (2008)”pela EASI. Desde 2005 trabalha com Acessibilidade Digital tendo participado de vários projetos e ministrado workshops em diversas empresas, organizações governamentais e do terceiro setor. Participou como palestrante em congressos nacionais e internacionais. Atuou em várias organizações como analista de sistemas e projetista de software.É Bacharel em Ciências da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística (USP) e Pós Graduada em Gestão de Projetos de TI pela Escola Politécnica (USP).

INVESTIMENTO
 
R$ 1.500,00 (para contratação do curso com os dois temas)
R$ 900,00 (contratação de um dos temas)
DESCONTOS

A – PARA ALUNOS DA MESMA EMPRESA
 
2 alunos: 5% para cada aluno;
3 alunos: 7,5% para cada aluno;
4 alunos ou mais: 10% para cada aluno.

B – MATRÍCULAS ATÉ 10 DIAS ANTES DO INÍCIO DO CURSO
 
10% de desconto
*Os descontos não são cumulativos.
CANCELAMENTO
 
Até 5 dias úteis antes do início do curso com devolução de 80% do valor da inscrição. Após esta data, somente será aceita a troca de participante.

IMPORTANTE: Caso haja algum participante com deficiência e que necessite de algum apoio específico, por gentileza enviar email para: lucinda.leria@uol.com.br
 
Local: Unidade Paulista - Av. Paulista 967 - 3º andar  

Contato: 0800 770 06 08 (Estado de São Paulo) e (11) 3145-3717 (outras localidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário