27 de mar. de 2013

DF: aprovada lei que impede cobrança extra de alunos com deficiência

Diversos lápis coloridos, juntos
Nesta terça-feira (26/03), o Distrito Federal (DF) promulgou uma lei que impede cobrança de taxas extras para a educação de alunos com autismo, síndrome de Down ou algum outro tipo de deficiência em qualquer instituição de ensino. 

A lei 5.089 foi sancionado pelo governador Agnelo Queiroz e publicada no Diário Oficial. 

A partir de agora, creches, escolas e universidades do DF estão proibidas de cobrar um preço maior pela matrícula desses estudantes.

A lei, de autoria do deputado distrital Robério Negreiros (PMDB), determina ainda que, além de não exigir valor extra, as instituições devem se preparar adequadamente para receber alunos com deficiência. 

O objetivo é garantir igualdade tanto no ingresso quanto na permanência de estudantes com algum tipo de deficiência no Distrito Federal.

"Esta lei dissemina a questão da inclusão do estudante nessas instituições de ensino, evitando qualquer tipo de preconceito", afirmou o deputado ao Terra. "É uma vitória para essas famílias", garantiu o autor da lei.

O projeto de lei previa a aplicação de multa às instituições que não se adequassem às exigências. No entanto, esse artigo foi vetado porque definia o valor em salários mínimos - o que, segundo o deputado, não pode ser aprovado. 

A multa prevista era de 7,5 salários mínimos. Ele agora pretende aprovar um projeto que inclui uma multa, definida em R$ 5.085, para quem não respeitar a lei. "Mesmo sem multa, porém, a lei é clara quanto à proibição de qualquer tipo de taxa", disse Robério Negreiros.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário