6 de mar. de 2013

Deficiente visual faz arte em lego e expõe obras no Espírito Santo

Mãos fazendo leitura em Braile

Deficiente visual desde que nasceu, o artista Anderson Quitete nunca soube exatamente como é o mundo, mas encontrou, através da arte, sua maneira de “enxergá-lo”.

 Há cerca de 15 anos ele usa uma técnica de montagem em lego, brinquedo que teve contato ainda na infância, para construir móveis e outros objetos.

Até esta quarta-feira (6), o rapaz estará em um shopping de Vila Velha, na Grande Vitória, para montar suas esculturas em público, o que inclui até mesmo um ônibus, de pouco mais de um metro.


O artista, que é de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, contou que seu primeiro contato com o brinquedo, ainda criança, foi quando ele acompanhava a mãe, então faxineira, em seu trabalho. Nas casas onde ele ia, montava os legos dos filhos dos patrões. Hoje, sua coleção de lego chega a cerca de 50 mil peças.


“Conheci o lego aos 10 anos, mas só aos 14 consegui meu primeiro brinquedo. Já com 15 anos comecei a fazer as esculturas e então só fui aperfeiçoando essa arte”, disse.


O trabalho de Anderson chama a atenção pelo colorido das peças misturadas, já que o artista não tem como distinguir as cores, mas o resultado surpreeende. “Consigo transparecer o campo imaginário da pessoa com deficiência visual através do lego. Em um dos objetos que retratei, um ônibus, usei mais de 25 mil peças e gastei cerca de 15 horas. Basta eu presenciar e tocar um objeto para conseguir montá-lo”, disse.

Esculturas em lego

 
Artista: Anderson Quitete  
Local: Boulevard Shopping Vila Velha - entrada principal  
Quando: até 6 de março  
Horário:  das 10h30 às 12h30, das 14h30 às 17h, das 19h às 21h30.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário