14 de nov. de 2012

Anfíbios de Porto Alegre são tema de exposição interativa e inclusiva

Sapo
Pessoas cegas ou com baixa visão terão acesso à exposição sobre anfíbios da área urbana de Porto Alegre

A mostra, inclusiva e interativa, vai apresentar 19 painéis com fotografias e informações, textos em braile, réplicas de anfíbios para serem manuseados e a reprodução da vocalização de 11 espécies. 

O trabalho é baseado na pesquisa do biólogo Pedro Canísio Braun (in memorian) e sua equipe.

A visitação será aberta ao público em cerimônia que ocorre na próxima quinta-feira (08), às 17h, na Sala de Exposições do Museu de Ciências Naturais (MCN), situado no Jardim Botânico.

"Em novembro completará 20 anos da morte de Braun, motivo que nos levou a divulgar o trabalho realizado por ele e sua equipe", disse Márcia Ferret Renner, curadora da exposição. 

A bióloga explica que serão apresentadas curiosidades, reprodução, metamorfose e exemplos de anfíbios que correm risco de extinção na natureza. As informações se referem a 20 anfíbios anuros, ou seja, sapos, rãs e pererecas.

Além de Braun, Thales de Lema, professor aposentado pela PUCRS e pesquisador do MCN, será homenageado pela contribuição dada à pesquisa com anfíbios. Ambos contribuíram com a coleção científica de anfíbios do MCN, criada na década de 1950, e que, atualmente, possui mais de 14 mil exemplares.

A promoção da exposição é do MCN, órgão vinculado à Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs (Faders) é parceira para a realização da exposição.
 
A importância dos anfíbios
 
Anfíbios são vertebrados que podem viver em ambientes aquáticos e terrestres, sendo que todos dependem da água para sua sobrevivência.

 Apresentam a pele permeável, úmida e rica em glândulas. Grande parte das espécies possui uma fase larval aquática (o girino).

Eles contribuem para o controle de pragas e são bioindicadores da saúde do ambiente. Justamente por possuírem a pele bastante permeável, são suscetíveis à dissecação e a substâncias contaminantes do ambiente.

 Diversas espécies de anfíbios são usadas na indústria farmacêutica a partir de substâncias secretadas pela pele.

Exposição Interativa e Inclusiva sobre Anfíbios da área urbana de Porto Alegre.
 
Local : Sala de Exposições do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Rua Dr. Salvador França, 1427. Jardim Botânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário