9 de nov. de 2012

Espetáculo de dança contemporânea na Biblioteca Pública do RS terá audiodescrição

Desenho de um casal de dançarinos se apresentando
Não Me Toque Estou Cheia de Lágrimas - Sensações de Clarice Lispector, espetáculo do GEDA Companhia de Dança Contemporânea, terá uma de suas sessões acessível a quem tem deficiência visual. Será no próximo sábado, dia 10, a partir das 17h, na Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

A produção da audiodescrição é assinada pela Tagarellas Produções, com roteiro de Mimi Aragón, consultoria de Felipe Mianes e Mariana Baierle e narração de Marcia Caspary. 

O espetáculo tem entrada franca, mas a lotação máxima é de 40 pessoas. As senhas devem ser retiradas no dia da apresentação, na própria Biblioteca, a partir das 16h. A audiodescrição, que incluirá um breve relato da coreógrafa Maria Waleska Van Helden, inicia-se às 17h20 e o espetáculo, às 18h.

Concebido por Maria Waleska e dirigido cenicamente por João de Ricardo, o espetáculo de 45 minutos, distribuídos em três atos, percorrerá seis ambientes da Biblioteca Pública, cujo prédio está sendo restaurado desde 2006 e foi parcialmente reaberto ao público no final de outubro. 

As pessoas cegas ou com baixa visão acompanharão a ação com a ajuda de guias e poderão conhecer detalhes sobre os cenários, figurinos, iluminação, movimentos, gestos, expressões, projeções e tudo o que for relevante para a compreensão da narrativa coreográfica. Um equipamento móvel de transmissão e recepção de áudio dará à narradora da audiodescrição e ao público a mobilidade necessária nas dependências da Biblioteca.

Os três atos de Não Me Toque Estou Cheia de Lágrimas - Sensações de Clarice Lispector (Nascimento, Infância e Compulsão) foram inspirados na vida da escritora nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, que morreu em 1977, tempos depois de conceder entrevista histórica à TV Cultura (http://youtu.be/djj_gdxUrPI), uma das referências utilizadas por Maria Waleska na concepção da coreografia.

A bailarina solista que dá vida à Clarice é Fabiane Severo. Catarina Leite Domenici assina a trilha sonora ao lado de James Correa e participa do espetáculo com piano e voz.

Não Me Toque Estou Cheia de Lágrimas - Sensações de Clarice Lispector.
 
. Sessão com audiodescrição no dia 10 de novembro, sábado.

. Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1190 - na esquina da Rua General Câmara, atrás do Palácio da Justiça).

. Início da audiodescrição às 17h20. Espetáculo começa às 18h.

. Entrada franca.

. 40 lugares.

. Senhas distribuídas no local, no dia da apresentação a partir das 16h.

. Produção do espetáculo: GEDA Companhia de Dança Contemporânea.

. Produção da audiodescrição: Tagarellas Produções.

. Informações sobre a audiodescrição: tagarellasproducoes@gmail.com | (51) 8118.9814 e (51) 8451.2115.

Nenhum comentário:

Postar um comentário