Bibliotecas em Braille
Planejada e equipada para atender aos portadores de deficiência visual, a Biblioteca Louis Braille,
no Centro Cultural São Paulo, reúne 6.159 títulos, entre livros em
braille e audiolivros, além de computadores com programas específicos
para a acessibilidade dos usuários.
O acervo inclui obras didáticas e
paradidáticas para alunos do ensino fundamental, médio e universitário,
literatura infanto-juvenil, obras de ficção, com clássicos da literatura
brasileira e portuguesa e periódicos falados.
Ainda na cidade de São Paulo, há o projeto Ler para Crer
que permite aos usuários com deficiência visual a solicitação da
impressão em Braille ou áudio-livro de qualquer obra. Essa iniciativa
vai possibilitar o acesso de todos os cidadãos ao acervo literário
municipal.
Em Campinas, existe uma biblioteca com publicações em Braille localizada dentro da Biblioteca Municipal Professor Ernesto Manoel Zink,
no número 1.633 da Avenida Benjamin Constant. Além da consulta e
empréstimo de livros, aos usuários estão disponíveis jogos recreativos,
computadores com sistema falado e outras atividades voltadas aos cegos.
Links Relacionados
- Biblioteca Braille de Campinas
- Centro Cultural São Paulo
- Espaço Braille da Biblioteca do SENAC Campus Santo Amaro
- Lista de bibliotecas Braille em todo o Brasil
- Serviços para os deficientes visuais no Sistema de Bibliotecas Públicas da Cidade de São Paulo
Biblioteca Virtual dos Direitos da Pessoa com Deficiência
A falta de informação sobre direitos pode ser considerado, entre outros motivos, a maior barreira na conquista da cidadania e inclusão social. Sendo assim, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência disponibiliza um site com conteúdos relativos ao tema.
O Centro de Informação Rui Bianchi mantém, na internet, a Biblioteca Virtual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Nesse espaço, há muita legislação, textos, publicações e artigos acadêmicos sobre pessoa com deficiência.
Instituições e órgãos de apoio e defesa dos Portadores de Deficiência
Os portadores de deficiência possuem direitos garantidos por leis municipais, estaduais e federais. No entanto, muitas vezes esses direitos são descumpridos por falta de conhecimento das pessoas ou simplesmente porque são ignorados.
No intuito de auxiliar os cidadãos no esclarecimento e garantia dos seus direitos, diversas instituições se dedicam aos cuidados e preservação dos direitos das pessoas com deficiência.
Abaixo, segue algumas sugestões de órgãos e instituições que estão aptas para prestar esse tipo de atendimento:
- Assessoria de Defesa da Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania
- Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD
- Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência - CEAPPD
- Fundação Dorina Nowill
- Instituto Benjamin Constant
- Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência
- Instituto Nacional de Educação de Surdos
- Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Downloads
Oportunidades de Emprego e Renda
Em parceria com empresas para fornecimento de vagas à pessoas com deficiência, o Programa de Apoio às Pessoas Portadoras de Deficiência (PADEF) atende e cadastra portadores de deficiência, interessados em emprego, na rede de Postos de Atendimento ao Trabalhador - PAT da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e os encaminha para preenchimento das vagas oferecidas.
As pessoas portadoras de deficiência e empregadores interessados no PADEF deve ir diretamente a um PAT ou à sede da Secretaria de Estado de Emprego e Relações de Trabalho, na Rua Boa Vista, 170, 1º andar. O telefone para informações é o (0xx11) 3241-7173.
A Rede SACI, da Universidade de São Paulo, oferece um canal de oportunidades de emprego. Os usuários podem cadastrar o seu currículo ou fazer uma busca e os empregadores podem divulgar suas vagas.
No site da Associação do Jovem Aprendiz (AJA), também estão disponíveis dados sobre vagas de trabalho para os portadores de deficiência.
Links Relacionados
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
LIBRAS é a língua de sinais oficial utilizada pelos surdos no Brasil.As línguas de sinais não são universais. Cada país possui a sua língua própria influenciada, sobretudo, pela cultura local. Inclusive, como qualquer língua, estão presentes os regionalismos, ou seja, algumas expressões podem ser diferentes em cada Estado ou região do país.
No caso, a LIBRAS tem origem na Língua de Sinais Francesa.
No site Acessibilidade Brasil, é possível utilizar o Dicionário Online de LIBRAS. Essa ferramenta possui mais de 5 mil verbetes com vídeos explicando a forma correta de fazer os sinais.
Outros recursos interessantes podem ser encontrados no Portal de LIBRAS.
Links Relacionados
Transporte Público
Na cidade de São Paulo, é oferecido o Serviço de Atendimento Especial - ATENDE. Essa é uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito, destinado às pessoas portadoras de deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte público.Mais informações, no site da São Paulo Transportes ou no telefone 0800-0155234.
É garantido, também, o acesso ao transporte público (Metrô, Trens Metropolitanos e Ônibus) sem o pagamento de tarifa, conforme a legislação em vigor. Para ter direito, é necessário entrar em contato com cada empresa responsável para saber quais são os procedimentos para usufruir desse benefício.
Links Relacionados
- Atendimento e serviços ao portador de deficiência no Metrô
- Atendimento e serviços ao portador de deficiência na CPTM - Trens Metropolitanos
- Bilhete Único Especial
- Táxis acessíveis na cidade de São Paulo
Downloads
Telejornal em LIBRAS - TeleLibras
O TeleLibras é o primeiro telejornal inclusivo da internet brasileira que transmite em Português e na Língua Brasileira de Sinais (Libras) notícias variadas do Brasil e do mundo.Desenvolvido e produzido pela Ong Vez da Voz, o telejornal bilíngüe é voltado às pessoas com deficiência auditiva e aos interessados em aprender Libras. Apresentadores e um intérprete dividem o mesmo espaço na tela do vídeo.
Semanalmente, a última edição do TeleLibras está disponível no site da Vez da Voz e na página da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Cidade de São Paulo.
Vagas de Estacionamento
Os portadores de deficiência que precisam circular de carro deve solicitar o adesivo com o Símbolo Internacional de Acesso para estacionar nas vagas preferenciais.Na cidade de São Paulo, o usuário deve solicitar o Cartão DeFis no Deparamento de Sinalização Viária (DSV) - mais informações, no site da Prefeitura de São Paulo.
Em outras cidades, o interessado deve entrar em contato com o departamento ou secretaria de trânsito da Prefeitura local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário