2 de nov. de 2012

Grupo adapta 'O Mágico de Oz' para deficientes visuais em Sorocaba (SP)


Olho

Um grupo de atores de uma companhia teatral de Sorocaba (SP)desenvolveu uma adaptação da peça "O Mágico de Oz" para deficientes visuais.

A peça, que faz parte do projeto "O Teatro e o Deficiente Visual - Um toque apenas", foi encenada pela primeira vez na sexta-feira (26). A iniciativa é da Associação Sorocabana de Atividades para os Deficientes Visuais (ASAC).

A diretora Rose Marques falou ao G1 sobre a inclusão de pessoas com esse tipo de deficiência no teatro. "Foi necessário muito estudo para entender o universo do deficiente visual. Foram três meses de pesquisas até chegar ao resultado final", disse. Segundo Renata Martins, coordenadora pedagógica da ASAC, o objetivo da montagem é incentivar a inclusão. "Já levamos eles para o cinema com audiodescrição, mas em uma peça de teatro é a primeira vez."

A organização contou com recursos que despertassem os cinco sentidos. Instrumentos musicais e até maçãs foram utilizados na peça. O público pôde sentir o caminho da "estrada das pedras amarelas" e até mesmo o figurino dos atores. "Queremos soltar a imaginação deles, fazê-los sentir a peça", comentaram os atores Mayara Moraes e Vinicius Novelli. Os artistas encenaram em meio ao público, interagindo com ele.

Na busca pelo coração do homem de lata, pelo cérebro do espantalho e pela coragem do leão, a montagem trouxe a visão por meio da imaginação para o público, que era formado por todas as idades. "Imaginei o castelo cheio de janelas e escadas e recordei do meu tempo de criança", conta, emocionada, Elza de Jesus Rosa Francisco, que veio de Itu (SP) para conferir sua primeira peça teatral. Emoção que não foi diferente para Isabela Martins, de 10 anos. "Gostei de pegar na roupa do espantalho e de quando ele caiu perto de mim."

Ao final da peça, os atores se emocionaram com o resultado. "Foi um sonho. Eu nunca pensei que teria essa experiência incrível. Fiquei impressionada com a confiança que eles têm na gente", comemora a atriz Maria Gabriela Adolfo Castilho, que interpretou Dorothy. Agora, a peça parte para o Rio de Janeiro, onde tem apresentação marcada para a próxima segunda-feira (5).

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai

Nenhum comentário:

Postar um comentário