Ensinar crianças surdas a ler é o grande desafio que o livro 'Formação de leitores surdos', de Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, discute. Afinal, ao longo da história da educação especial é grande a expectativa que se estabelece no processo de letramento da criança surda, tanto dos familiares como dos profissionais que a acompanham. A obra pode ser baixada baixada gratuitamente pela internet.
O livro, que integra a Coleção Propg ebook da Editora Unesp, debate como o surdo, ao se constituir a partir das relações sociais e de outras manifestações de linguagens (oral, expressão corporal, facial, gestos e fragmentos de fala), consegue partilhar situações de produção da linguagem, por intermédio da leitura. A autora considera as crianças surdas como não indiferentes à criação cultural do mundo.
A pesquisa, nesse aspecto, reaviva discussões a respeito da complexidade dos fatores envolvidos nas propostas da educação inclusiva. O material empírico usado possibilita o debate de dados focados nos aspectos da prática educativa que pretende formar leitores surdos.
O material é de interesse para educadores que atuam no ensino regular e são chamados a praticar a educação inclusiva. Discute aspectos que incluem vocábulos como ousadia e ruptura. Isso se expressa no ato de selecionar o assunto leitura das crianças surdas como objeto de atenção em uma perspectiva não biológica.
A autora - Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins é graduada em Pedagogia pela Unesp, mestre em Educação pela Unicamp e doutora em Educação pela Unesp, onde é professora do Departamento de Educação e Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus de Marília, SP.
Coleção – A Coleção Propg e-book é resultado do Programa de Edição de Textos de Docentes e Pós-graduados da Unesp. Por meio do programa, criado em 1993, são publicados até 30 títulos por ano exclusivamente de cunho acadêmico produzidos por docentes e pós-graduados da universidade nas três grandes áreas de conhecimento – humanas, biológicas e exatas.
Até 2011, o programa, concebido para dar visibilidade e alcance aos trabalhos produzidos na academia, editava apenas livros impressos para comercialização em livrarias. Entre os títulos editados até agora, dois receberam o Prêmio Jabuti.
A partir de 2012, as obras serão oferecidas somente em formato digital, o que possibilitará ampliar de modo incalculável a distribuição, uma vez que os downloads são gratuitos. Os livros também poderão ser impressos, mas sob demanda. Todos os livros publicados pelo programa têm direitos autorais regulamentados pelo sistema copyleft. Detalhes das normas gerais de copyleft podem ser acessadas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft
O livro está disponível para download gratuito ou impressão sob demanda em http://www.editora.unesp.br/
Fonte: http://www.unesp.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário