12 de nov. de 2012

Contratações de pessoas com deficiência aumentam de Catanduva (SP)

Mão segura carteira de trabalho
O número de contratações de pessoas com deficiência, após a criação do Programa Municipal de Empregabilidade da pessoa com deficiência, aumentou em Catanduva (SP), de acordo com o balanço divulgado pela Coordenadoria Municipal de Inclusão Social e a Secretaria Municipal de Emprego e Relação de Trabalho.

Ao todo foram contratadas 36 pessoas, sendo que somente no mês de outubro, 16 conquistaram uma vaga no mercado formal de trabalho. A Coordenadoria explica que a função do projeto é aproximar o candidato com deficiência da empresa, se a empresa contrata ou não, já não é responsabilidade da Prefeitura.

“Consideramos este resultado muito expressivo, levando em consideração as barreiras ainda encontradas quando o assunto é mercado de trabalho e pessoas com deficiência”, explica Francisco Rodrigues Neto, responsável pela Coordenadoria.

Entre os contratados, estão pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual e física, que predominam nas contratações.

Jeter Tavares, pai de Jeter Tavares Castilho Filho, comemorou a inserção de seu filho no mercado de trabalho. “Depois de 32 anos, finalmente ele conseguiu uma vaga no mercado de trabalho catanduvense. E isso é um motivo de orgulho para todos nós”, comenta.

Seu filho esta há três semanas no Supermercado Maranhão. “A implantação desse programa tornou bem mais fácil a contratação das pessoas com deficiências. É um trabalho de extrema relevância, que valoriza a inteligência e a capacidade do meu filho na sua busca junto a interação social”, diz o pai.

Em outro projeto, dois alunos especiais do Programa Educação para o Trabalho - Trampolim, promovido pelo Senac Catanduva, também foram contratados para atuar no Walmart.

O programa oferece capacitação gratuita, com formação básica profissional para alunos com déficit intelectual e em situação de vulnerabilidade social, Pedro e Deiveid, fazem parte da primeira turma do Trampolin, que iniciou em fevereiro com 17 alunos e tem termina no próximo dia 27.

 O hipermercado Walmart utilizou-se da estrutura da Coordenadoria de Inclusão Social da Prefeitura de Catanduva para efetivar a contratação de funcionários com algum tipo de deficiência para atuarem na empresa.

 No total, 5% das vagas do quadro geral de funcionários foram ocupados por esses trabalhadores.
“São pessoas que tem muito que ensinar para todos. Além de serem eficientes nas funções atribuídas, são extremamente simpáticos no atendimento direto com o público”, explica Elisa Pedroso Cardoso, gerente de operações do Walmart.

No total, a loja de Catanduva terá 220 funcionários, sendo 11 com deficiência. “Se não tivéssemos estabelecido parceria com a Coordenadoria de Inclusão Social, seria difícil conseguirmos preencher essas vagas. Através da Coordenadoria, buscamos referências dos trabalhadores além do auxílio com a obtenção da documentação necessária para que eles pudessem começar a trabalhar”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário