26 de nov. de 2012

João Pessoa promove seminário de educação e reúne 53 municípios paraibanos

Três mãos estão sobre mão de uma criança
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), promove o VI Seminário de Educação Inclusiva: Direito à diversidade, voltado aos gestores e educadores da rede municipal da Paraíba. 

O evento começa nesta segunda-feira (26) e segue até sexta-feira (30), na Associação dos Plantadores de Cana (Asplan), no Centro da Capital.

O evento coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) terá a participação de representantes do setor de 53 municípios paraibanos.

A programação oferece desde palestras e debates de educadores que lidam com a temática e que irão socializar suas experiências educacionais e estratégias de enfretamento para garantir a presença desses alunos nas escolas regulares, até trabalhos e seminários em equipe.

O secretário de educação e cultura assegura que o seminário é uma grande oportunidade, mas é apenas o ponta pé inicial.

“É necessário, que esses gestores e educadores resignificassem suas idéias, atitudes e prática das relações sociais, tanto no âmbito político-administrativo, quanto no didático-pedagógico, no interior de suas escolas de origem, ao focalizarem esses alunos como sujeitos de direito e foco de toda ação educacional especializada”, concluiu Luíz Sousa Júnior.

Já coordenadora da educação especial da Sedec, Sandra Verônica, que desde 2003 está à frente do programa no Pólo de João Pessoa, esclarece que o alvo desse seminário é disseminar a política nacional de educação, na perspectiva da educação inclusiva.

“A idéia é que os participantes, após este processo formativo, possam se instrumentalizar para garantir uma organização escolar que favoreça a cada aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação o direito de acesso e permanência na rede de ensino de sua cidade de origem”.

Educação Especial – A PMJP por meio da Secretaria de Educação realiza um trabalho voltado para este público alvo, nas 95 escolas e 43 Centros de Referência em educação Infantil (Creis).

Atualmente, na rede municipal de ensino existem 650 estudantes da educação especial matriculados e que tem a sua disposição, além do atendimento educacional especializado, vale transporte para aquele familiar levá-lo para atendimento psicopedagógico nas instituições conveniadas.
 

Programação


Segunda-feira (26/11)

8h – Credenciamento.
9h – Abertura, Execução do hino nacional e mensagem dos componentes da mesa.
9h30 – Coffee Break.
10h – Palestra: Política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva. Ministrante: Profª Denise Oliveira Alves.
12h – Almoço.
13h30 – Palestra: Direitos das pessoas com deficiência. Ministrante: Profª Denise Oliveira Alves.
15h45 – Intervalo.
16h – Debate.
18h – Conclusão das Atividades.
 
Terça- feira (27/11)

8h – Palestra: Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vera Lúcia Val Pimentel.
9h45 – Intervalo.
10h – Trabalhos em grupo.
11h – Apresentação das atividades.
12h – Almoço.
13h30 – Palestra: Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vera Lúcia Val Pimentel.
15h45 – Intervalo.
16h – Debate.
18h – Conclusão das atividades.

Quarta-feira (28/11)

8h – Palestra: Autismo/Inclusão escolar e Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Eliane Rodrigues Araújo.
9h45 – Intervalo.
10h – Trabalhos em grupo.
11h – Apresentação das atividades.
12h – Almoço.
13h30 – Palestra: Transtornos globais do desenvolvimento/Inclusão escolar e Atendimento educacional. Ministrante: Profª Eliane Rodrigues Araújo.
15h45 – Intervalo.
16h – Debate.
18h – Conclusão das atividades.

Quinta-feira (29/11)

8h – Palestra: Altas habilidades / Superdotação. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Drª Soraia Napoleão de Freitas.
9h45 – Intervalo.
10h – Continuação da palestra.
12h – Almoço.
13h30-Palestra: Altas habilidades /Superdotação. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Drª Soraia Napoleão de Freitas.
15h45 – Intervalo.
16h – Debate.
18h – Conclusão das atividades.

Sexta-feira (30/11)

8h – Palestra: O aluno com surdez e inclusão escolar. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vilma Gomes Sampaio.
9h45 – Intervalo.
10h – Continuação da palestra.
12h – Almoço.
13h30 – Palestra: O aluno com deficiência visual e inclusão escolar. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vilma Gomes Sampaio.
16h – Coffee Break e encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário