Os destinos turísticos brasileiros
estão empenhados em receber bem o turista, incluindo aqueles que
precisam de um banheiro adaptado, um cardápio com letras em braile ou
uma rampa de acesso.
A Secretaria de Turismo de Pernambuco
está dando o exemplo. Nesse mês de agosto, foram realizadas palestras
gratuitas com o objetivo de aperfeiçoar os meios de atendimento ao
cliente com deficiência física.
Cerca de 700 garçons, recepcionistas,
camareiras e mensageiros de Recife já foram qualificados. Os cursos são
realizados a cada três meses.
Restaurantes como o de Fabiano Paraízo, em Recife, tiveram toda a equipe capacitada pelo projeto.
Para receber melhor os cerca de 100 fregueses idosos e cadeirantes,
que frequentam todo o mês seu restaurante, Paraízo treinou sua equipe
de 70 funcionários.
"Antes, os garçons esperavam o pedido dos clientes,
agora, sabem como conduzir o atendimento, desde a chegada na porta de
entrada até o momento de posicionar o prato e servir a refeição”,
afirma. Além disso, os cardápios estão sendo reformulados para atender
pessoas com deficiência visual.
O Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de
deficiência, o que representa cerca de 23,92% da população brasileira,
segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2016, o Brasil sediará os Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, quando serão esperados 4.350 atletas de 176 países, de acordo com a organização do evento.
O Ministério do Turismo, por meio do Programa Turismo Acessível,
apoia a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência na
utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos com
segurança e autonomia - seja nos passeios ao ar livre, nas praias,
museus, bares, restaurantes, monumentos, meios de hospedagem.
De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, iniciativas de
acessibilidade tendem a se tornar cada vez mais comum, já que ampliam o
público consumidor e prezam pelo compromisso social.
Recém lançada pelo Ministério do Turismo, a ferramenta eletrônica
Turismo Acessível, permite que o internauta cadastre e avalie
estabelecimentos e atrações turísticas, de acordo com seu nível de
acessibilidade.
Com mais de 230 mil acessos desde o lançamento, em
julho, o site também inclui legislações, normas e cartilhas com dicas de
como se adaptar e receber bem a pessoa com deficiência ou mobilidade
reduzida.
A ação é uma parceria do Ministério do Turismo com a Secretaria de
Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), do Conselho
Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e a Embratur.
A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) já desenvolve projetos voltados à acessibilidade, como o Praia Sem Barreiras
- que ajuda pessoas com mobilidade reduzida a tomar banho de mar.
A
empresa também distribui cartilhas com noções básicas sobre como tornar
acessíveis os equipamentos turísticos.
Fonte: Mercado de Eventos
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