24 de jun. de 2015

Livro propõe reflexões sobre inclusão de pessoas com deficiência

Foto da capa do livro


O livro "Cartas de Beirute: Reflexões de Uma Mãe E Feminista Sobre Autismo, Identidade E Os Desafios da Inclusão", de Ana Nunes, acba de ser publicado pela Editora CRV.
 
A obra é uma coletânea de seis ensaios que podem ser lidos juntos ou separadamente na sequência proposta na publicação, ou na ordem desejada pelo leitor.


Em um misto de relato pessoal e comentário social, a autora fala sobre autismo – mas não só sobre isso. As reflexões de “Cartas de Beirute” são de fácil tradução para as experiências de diferentes leitores. Este é um livro sobre diferença, sobre identidade. 


Sobre luto como estrada para a aceitação. Sobre maternidade. Sobre machismo e sua interseção com capacitismo. Sobre a falácia de que alguns caminhos são 


“escolhas” das mulheres. Sobre a construção do Outro. E sobre a desconstrução de conceitos que roubam nossa humanidade – e roubam a Humanidade da riqueza das diferenças.


Supor que livros produzidos por e sobre uma determinada minoria só dizem respeito a este segmento específico é ignorar o que há de universal em qualquer experiência humana. Perceber que há universalidade em nossas especificidades talvez seja o primeiro passo para o respeito às diferenças.


Mas, para perceber, é preciso conhecer – e se dar a conhecer. É preciso romper as barreiras da invisibilidade, do silêncio e da indiferença. É este o exercício que “Cartas de Beirute” propõe ao leitor.



“Cartas de Beirute” está à venda no site da editora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário