26 de jun. de 2015

Metrô-DF lança campanha para uso de carro exclusivo feminino, pessoas com deficiência e ciclistas

O Metrô-DF começou a uma campanha de conscientização para melhor utilizar os carros exclusivos para mulheres e pessoas com deficiência e para os usuários que transportam bicicletas.


Os carros ganharam adesivos de identificação na parte interna dos trens, e os pisos das plataformas estão sendo renovados. 


O carro exclusivo feminino e para pessoas com deficiência foi adotado em cumprimento a uma lei distrital desde o dia 1º de julho de 2013.


O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, no pico da manhã e da tarde, no período das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15. 


Para usufruir o direito, os usuários devem utilizar sempre o primeiro carro do trem, o chamado carro líder, localizado logo após a cabine do piloto.


Já o transporte de bicicletas deve ser realizado no último carro do trem, não podendo exceder cinco veículos por viagem. 


A recomendação é que, dentro do trem, a bicicleta seja acomodada de forma que não obstrua a passagem e que não perturbe os outros usuários. Isso porque, segundo o Metrô, passageiros sem bicicletas sempre têm preferência de embarque.


Desde seu funcionamento, o carro exclusivo feminino e para portadores de deficiência vem ganhando adesão de usuários. 


Segundo o órgão, diariamente, uma média de 15 pessoas entram em contato com a Ouvidoria para informar e reclamar sobre o descumprimento da lei.


Fontes: R7  /   Vida Mais Livre


Um comentário:

  1. NO RUMO ERRADO!
    Enquanto a humanidade, sob a bandeira dos Direitos Humanos, caminha pra uma sociedade para todos, propondo ações inclusivas, cidades para todos. No dia em que os Estados Unidos comemoram o "Let's Celebrate Pride" uma notícia de Brasília trilha no rumo errado, tilha caminhos da segregação. Em continuar assim, teremos vagões para negros, índios, pessoas com deficiência, etc... QUEREMOS ISSO?

    ResponderExcluir