11 de dez. de 2012

Cotia (SP) recebeu a última visita do ano da Caravana da Inclusão

Símbolo de acessibilidade
A Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania compareceu na cidade de Cotia, a cerca de 30 quilômetros da capital paulista, no último sábado (08). 

Foi o último encontro do ano. Autoridades como a Secretária de Estado Dra. Linamara Rizzo Battistella e o prefeito Antônio Carlos Camargo participaram do seminário.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini, abriu o evento, realizado no Ginásio Municipal de Esportes da região. 
 
O evento tem o objetivo de disseminar as práticas e ações destinadas às pessoas com deficiência, em diferentes áreas, como paradesporto, trabalho, educação e transporte.

O Time São Paulo Paralímpico foi um dos temas apresentados ao público, por Davi Farias, assessor da pasta. Flávia Vital, assessora para assuntos de transportes, explicou os âmbitos estudados pela sua equipe: transporte de “pneus e trilhos”; aeroviário, entre outros. 

Ainda citou sobre o projeto do cartão único para pessoas com deficiência. “Os nossos desafios são instituir um só cartão para todo o estado de São Paulo, por isso, precisamos uniformizar os critérios em todos os municípios”.

Marinalva Cruz, coordenadora do Padef (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, explanou sobre o programa que coordena. 

“O objetivo do programa não é só empregar pessoas com deficiência, mas fazer com que elas tenham as mesmas oportunidades que qualquer outra pessoa”. Também disse acerca dos locais a serem procurados por quem tiver interesse em participar da iniciativa, como o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o Poupatempo.

O secretário adjunto Marco Pellegrini informou ainda que a ONU (Organização das Nações Unidas) usará como padrão a rede de Reabilitação Lucy Montoro e a secretária de estado Dra. Linamara será gestora.


A secretária de estado reiterou a participação da Caravana em Cotia. “Foi por determinação do Governo que nós fizemos o encerramento da Caravana em Cotia”. Também destacou a relevância do evento. “A Caravana da Inclusão é uma vitrine dos nossos projetos. 

Hoje nós estamos encerrando-a, vamos torná-la um grande exemplo para o estado e também para o Brasil”, afirma. Ela destacou que a Caravana é dos mais importantes programas da Secretaria, pois permite interlocução direta com os municípios.

“Não basta conquistar Direitos Humanos, temos que protegê-los, mantê-los, pois não estão ‘escritos nas estrelas’ mas no dia a dia, e é sobre direitos que a Caravana trata, por isso sua importância”, destacou.

Durante o seminário exibiram-se alguns grupos artísticos de pessoas com deficiência auditiva e intelectual, além do desfile habitual com roupas do concurso “Moda Inclusiva”, pertencente à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


Compareceram também ao encontro o presidente da UVESP, Sebastião Misiara e o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social de Cotia, Ernestino Benedito Nunes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário