19 de dez. de 2012

Em Curitiba, ônibus adaptados buscarão pacientes

Ônibus adaptado para pessoas com deficiência
Curitiba terá um serviço gratuito para transportar pessoas com deficiência física até hospitais, postos de saúde e clínicas de fisioterapia. 

O projeto Acesso, com lançamento marcado para a próxima sexta, contará com nove micro-ônibus adaptados – um para cada Regional da prefeitura. 

Os veículos vão buscar o usuário e o acompanhante em casa e, após a consulta ou o exame médico, levá-los de volta para a residência. 

Um atendente treinado para lidar com pessoas com deficiência acompanhará os deslocamentos.

A iniciativa é semelhante à que existe na cidade de São Paulo, onde 260 vans são empregadas nesse tipo de atendimento. 

“Percebemos que faltava em Curitiba um serviço porta a porta para as pessoas com deficiência. 

Temos a maioria dos ônibus regulares adaptados e as linhas especiais, que são aquelas do ônibus azul, mas ainda havia uma lacuna a ser fechada”, ressalta o secretário municipal especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz. 

“Passageiros com deficiência intelectual severa, que possam vir a ter crises, costumam ser rejeitados por taxistas e motoristas de linhas convencionais. Então a mãe não se sente segura em tirá-los de casa”, justifica.

Inicialmente, a prefeitura espera atender 60 usuários por dia. Porém, a oferta do serviço deve se ampliar gradualmente. De acordo com o secretário, uma frota de 30 micro-ônibus é a ideal para a demanda da cidade. 

A compra, manutenção e operação dos ônibus estão a cargo das empresas detentoras das concessões de transporte público de Curitiba. Essa era uma das obrigações listadas na licitação do transporte realizada em 2010.
 
Estrutura

Um decreto federal de 2004 exige que, até 2014, os municípios brasileiros tenham toda a estrutura de transporte adaptada aos deficientes. Em Curitiba, 92,63% da frota de ônibus está adaptada e 85% das estações-tubo contam com 

elevador ou rampa. De acordo com o último Censo, 27% da população brasileira tem algum tipo de deficiência física ou mental.
 
Cadastro

Interessados devem fazer avaliação médica no Cras.

A linha Acesso deve entrar em operação a partir da próxima segunda-feira. Os interessados precisam se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na região em que moram. 

Após uma avaliação médica e econômica do beneficiário, o usuário deve comparecer à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com as avaliações feitas no Cras e documentos de identificação para a emissão a carteirinha, que deverá ser apresentada aos motoristas dos ônibus.

Os veículos estarão disponíveis de segunda a sexta-feira (excetos feriados), das 7 às 19 horas. 

Os agendamentos poderão ser feitos pelo telefone 3262-1314 ou pelo e-mail acessopcd@pmc.curitiba.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário