21 de dez de 2012

Mouse adaptado ajuda pessoa com deficiência motora a operar computador

Um laboratório de pesquisas em acessibilidade em Campinas (SP) desevolveu um equipamento que permite o uso de computadores por pessoas com deficiência motora.
Um dispositivo de borracha permite o controle do cursor com pequenos movimentos da mão.

O aparelho usa a combinação das medições de aceleração feitas pelo braço do paciente, o rastreamento do pulso do paciente por câmeras e detecção de impulsos elétricos emitidos pelo próprio corpo ao mover um determinado músculo. 

A combinação de todos esses fatores é analisada pelo aparelho e permite o controle do computador.

O laboratório, criado em julho deste ano, ainda tem dez projetos de auxílio para deficientes em desenvolvimento só na região de Campinas. 

Segundo o coordenador José Beiral, a tecnologia com o uso do mouse adaptado é ideal para as ações que o usuário consegue executar. "Se nós tratarmos o pior caso, os outros serão mais fáceis", explica.

Para Beiral a técnica poderia ser aplicada a movimentos de outros membros, além de sopro, sucção ou até mesmo sons. 

O equipamento ainda é capaz de diferenciar sons externos, mudanças de pressão do ambiente, de maneira a identificar apenas as ações do paciente que faz o uso do material.

A pesquisa do equipamento está, atualmente, em fase de testes. "Nós precisamos enviar o equipamento para diferentes instituições para corrigir eventuais problemas", afirma Beiral. O coordenador prevê que o equipamento possa ser produzido em larga escala dentro de um ano.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário