Em Ji-Paraná, RO, alunos com deficiência auditiva da rede pública de ensino são tema de um seminário realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que começou nesta segunda-feira (20/08) e encerra na sexta (24/08). O VII Seminário Regional do Programa Educação Inclusiva: Direito a Diversidade
conta com profissionais de 18 municípios do estado, que debatem ações
sobre a educação bilíngue. Entre os assuntos, está a criação de uma sala
específica para as pessoas com deficiência auditiva nas escolas
municipais e estaduais, com profissional habilitado em Linguagem
Brasileira de Sinais (Libras).
Atualmente em Ji-Paraná, apenas a Escola Estadual Marechal Rondon e o Centro de Educação de Jovens e Adultos possuem profissionais que atuam na tradução das aulas para a linguagem de sinais. Cerca de 50 estudantes têm acesso às aulas.
Inclusão social
De acordo com a coordenadora de educação especial da Semed de
Ji-Paraná, Maria Cecília de Souza, o seminário traz, aos profissionais, a
prática de direcionar a educação para as pessoas com deficiência
auditiva e, principalmente, debater sobre a importância da educação
bilíngue nas escolas.
“A pessoa com deficiência necessita de profissionais adequados. Em
2013, nosso objetivo é trazer professores habilitados em Libras para as
escolas da rede pública, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir)”, explica a coordenadora.
Para a palestrante Sueli Ramalho, que tem deficiência auditiva, que
aprendeu a falar o português, a inclusão das pessoas com deficiência é
necessária. "Somos cidadãos, mas falamos uma linguagem diferente. A
educação bilíngue não é fazer o surdo falar português e, sim,
escrevê-lo", explica Sueli.
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