30 de ago. de 2012

Curso Criação e Gerenciamento de Projetos Culturais Acessíveis na Fundação Dorina Nowill para Cegos

A nova edição do Curso Criação e Gerenciamento de Projetos Culturais Acessíveis conta com apresentação de casos e materiais coletados recentemente pela coordenadora Viviane Sarraf na França, Itália, Estados Unidos da América e na região Norte do Brasil.

Os novos conteúdos também abordam o histórico do desenvolvimento da
acessibilidade cultural no Brasil e a comunicação sensorial como estratégia de acessibilidade para públicos diversos.

Como atividades práticas, serão realizadas visitas técnicas em um espaço cultural acessível e a avaliação de acessibilidade em uma instituição parceira.


Como professores convidados contamos com profissionais da
Fundação Dorina Nowill para Cegos e espaços culturais acessíveis.
 
Data: 10 a 14 de setembro das 9h às 16h30
 
Público-alvo: colaboradores de museus e espaços culturais, professores e colaboradores de universidades, agências de turismo, produtores culturais, educadores, agentes culturais, ONGs culturais, estudantes de graduação e pós-graduação em áreas de cultura e educação.
 
Objetivo: capacitar os participantes para criar e gerenciar projetos acessíveis às pessoas com deficiência em espaços culturais, museus, centros de divulgação cultural e científica, organizações sociais, escolas, universidades, agencias de turismo.
 
Carga horária: 32 horas
 
Investimento: R$ 420,00 por pessoa e R$ 380,00  para estudantes com comprovante.
 
Conteúdo: Aulas teóricas e práticas sobre acessibilidade em espaços culturais: concepção de espaços, serviços de comunicação e educação. Avaliação de acessibilidade em espaços culturais em instituição parceira. Mesas-Redondas com público alvo e representantes de projetos culturais acessíveis.
 
Coordenadora: Viviane Panelli Sarraf, possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (2001), Especialização em Museologia pelo Curso de Especialização em Museologia do MAE-USP (2004), mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (2008) e está fazendo doutorado no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Desde 2008 recebeu prêmios e títulos nacionais e internacionais. Tem publicações na área de acessibilidade cultural e ministra cursos em parceria com diversas organizações brasileiras. Organizou em novembro de 2008 o Encontro Regional de Acessibilidade em Museus em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, projeto pioneiro no Brasil. Tem experiência na área de Museologia e Cultura, com ênfase em acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Em 2012 recebeu o Prêmio Best Pratice Award do Conselho de Educação e Ação Cultural do ICOM - International Council of Museus pelo serviço de educação e extensão cultural desenvolvido desde 2005 no Centro de Memória Dorina Nowill.

Docência
: Viviane Sarraf, profissionais da Fundação Dorina Nowill e convidados especiais.
A programação completa será divulgada em breve no site www.fundacaodorina.org.br

Mais informações e inscrições: e-mail
cursos@fundacaodorina.org.br e site: www.fundacaodorina.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário