17 de ago. de 2012

Últimos dias da exposição O Imaginário do Rei, em Fortaleza (CE)

Obra de Arievaldo Viana que está na exposição
A exposição "O Imaginário do Rei - Visões do Universo de Luiz Gonzaga”, aberta à visitação desde o dia 23 de junho no Memorial da Cultura Cearense (MCC), ficará em cartaz até amanhã (18/08), com audiodescrição e legendas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE)

A exposição é uma homenagem coletiva de vários artistas brasileiros aos 100 anos do "Rei do Baião", como ficou conhecido Luiz Gonzaga, um dos ícones da música do Brasil com reconhecimento universal. São xilogravuras, fotografias, infogravuras, esculturas, dentre outras, todas acessíveis ao público com deficiência visual por meio da audiodescrição, disponibilizada em equipamentos MP3.

A mostra conta ainda com a projeção dos filmes "Viva São João!", de Andrucha Waddington, "O Milagre de Santa Luzia", de Sergio Roizenblitz, "O Homem que Engarrafava Nuvens", de Lírio Ferreira, e "Luiz Gonzaga - A Luz dos Sertões", de Rose Maria, todos com audiodescrição e legendas para pessoas com deficiência auditiva.

Os recursos de acessibilidade foram produzidos pelos tradutores audiovisuais Alexandra Seoane, Bruna Leão e Klístenes Braga. Esta é a segunda iniciativa de acessibilidade em museus realizada pelos tradutores no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).

O MCC realiza ações de inclusão e desenvolvimento social das pessoas com deficiência desde 2006, por meio do "Projeto Acesso", dentre as quais merecem destaque as exposições "Na Ponta dos Dedos", realizada pelo CDMAC em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), "Diálogos", de Fernando França, "Retalhos da Memória", de Celso Florêncio do Nascimento, e "VIVA Fortaleza 1950 - 2010", projeto coordenado por Patrícia Velloso. Além dos recursos de acessibilidade supracitados, o MCC também disponibiliza maquete tátil e vídeo em LIBRAS.

O projeto da mostra é de Bené Fonteles, que recebeu o Prêmio Centenário Luiz Gonzaga da Funarte / MinC.


Exposição O Imaginário do Rei - Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga.

Salas 1 e 2 do Memorial da Cultura Cearense - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: Rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema. Mais informações e agendamento de grupos: (85) 3488.8600.
Aberto diariamente, de terça a quinta-feira, de 9h às 19h, sexta-feira, sábado, domingo e feriados, de 14 às 21h.
 
Audiodescrição e Legendagem para surdos: Alexandra Seoane, Bruna Leão e Klístenes Braga.
Contato: (85) 8636.7200 / 8657.9021.
 
Descrição da imagem: obra de Arievaldo Viana, sem título. Ano 2010.

Tela com 63 centímetros de largura por 50 centímetros de altura. Luiz Gonzaga tocando sanfona em noite de festa. Ele usa um chapéu de vaqueiro com uma estrela no meio da aba, está posicionado do centro para a direita da tela e olha por cima do seu ombro direito.

 À esquerda, logo atrás de Luiz Gonzaga, há uma igreja com duas torres e uma cúpula ao fundo. Sobre a cabeça de Luiz Gonzaga há um cordão de bandeirinhas. No céu estrelado, um balão sobe próximo à lua minguante.

 Em grande parte da obra as cores predominantes são preta e branca. Na parte inferior, chamas de uma fogueira sobre fundo vermelho completam a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário