26 de ago. de 2012

Turismo em Sergipe traça plano de acessibilidade



 

Com o objetivo de inserir Sergipe no roteiro de acessibilidade do turismo nacional, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), promoveram uma reunião com a coordenadoria geral de Políticas Estaduais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, para juntos, traçarem um plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência - Viver sem Limite.

 Uma das propostas apresentadas durante o encontro foi o da Praia Acessível, que já funciona nas praias do litoral paulistano, que tem o intuito de criar pontes de acesso para o mar e a areia, o que facilitam o passeio de pessoas com necessidades especiais.

O plano Viver sem Limite luta a favor de autonomia, oportunidade, convivência e inclusão de todas as pessoas com deficiência no país. Semana passada tivemos uma reunião para a apresentação do plano e propostas. Estamos acompanhando todas as secretarias que cooperam de alguma maneira com a inclusão dessas pessoas na sociedade, acrescentou a coordenadora geral de Políticas Estaduais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, Raquel Pacagnella.

Com o papel de articuladora, a coordenadora apresentou propostas de inclusão para pessoas com necessidades especiais, a fim de alcançar o objetivo principal do plano, que é uma convivência social sem barreiras. No Brasil, 45 milhões de brasileiros têm deficiência e precisam de uma atenção do Estado quanto a isso, disse Pacagnella na reunião.

Para o Secretário de Estado do Turismo (em exercício) José Roberto Lima, o plano é uma demanda eminente que trará um diferencial aos atrativos turísticos para Sergipe. A inclusão social no turismo por intermédio da acessibilidade é uma ferramenta capaz de atrair e satisfazer um público em potencial, falou.

Estamos iniciando a definição dos produtos adequados a cada um dos segmentos de público dentro da nossa estratégia de marketing. Uma das propostas, neste caso específico, é mapear os produtos e serviços que oferecem condições de acessibilidade às pessoas com deficiência, e paralelamente, capacitar os trabalhadores do turismo para atender a este público, disse Carlos Nascimento, Coordenador de Marketing da Emsetur. Já a assistente social da Emsetur, Lourdes Moreira, afirmou que para a vida daqueles que não tem oportunidade de apreciar e viver as emoções que estão presentes na atividade turística por conta de algumas limitações, o plano Viver Sem Limite vem como uma excelente iniciativa do Estado.

No dia 31 de agosto, a vinda da ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, concretizará a adesão do plano. A reunião com a ministra acontecerá no auditório da SEPLAG, às 8h30.


 Fonte: Plenario a noticia agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário