Garantir a acessibilidade e as condições de locomoção às pessoas com deficiência é uma das principais características do projeto de reforma da Rodoviária de Curitiba (PR),
que está em execução.
A obra, com um custo de R$ 34,4 milhões, faz
parte do conjunto de intervenções que preparam a cidade sediar um dos
grupos da Copa do Mundo de 2014.
Projetada pelo arquiteto Rubens Meister, a rodoviária está passando
pela maior reformulação em sua estrutura desde que entrou em operação,
em 1972. O prédio, com 25,6 mil metros quadrados, será modernizado e
ganhará uma ampliação, para suportar o aumento na demanda com o ingresso
de novos visitantes à cidade durante a Copa.
“A modernização inclui uma série de cuidados na concepção da reforma
para eliminar as barreiras que dificultam às pessoas com deficiência o
acesso ao terminal e limitam a circulação em seu interior. Como o
projeto da edificação é muito antigo, não inclui elementos como rampas e
elevadores. As escadas que ligam os dois pavimentos acabam funcionando
como um obstáculo insuperável para um cadeirante”, diz o presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Clever Almeida.
O prédio da rodoviária é constituído de dois blocos de dois pavimentos
(um para os ônibus com destino ao interior do Paraná e outro para os
interestaduais), unidos por duas passarelas, na parte superior. Nos
blocos, o acesso ao segundo piso é feito por escadas.
Facilidades
Com o projeto de reforma em andamento, estes entraves serão superados
e, além das facilidades para os cadeirantes, serão implantadas melhorias
para atender outras necessidades mais específicas, como sinalização em
braile. Todos os itens de acessibilidade incluídos no projeto de reforma
da rodoviária foram projetados de acordo com a normativa da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 9050/2004.
O projeto foi elaborado pelo Ippuc, aprovado pela Secretaria Municipal do Urbanismo e pela Câmara Técnica de Acessibilidade da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba. Também foram consultados órgãos como o Conselho Regional de Engenharia do Paraná e Ministério Público.
A nova rodoviária terá dois elevadores e quatro escadas rolantes em
cada um dos blocos de embarque e desembarque de passageiros e uma
terceira passarela, na extremidade direita do terminal, com plataforma
elevatória para cadeirantes. A nova passarela será metálica e com
largura suficiente para a passagem de cadeiras de rodas nos dois
sentidos ao mesmo tempo.
Outra providência do projeto é a implantação de pista tátil direcional e de alerta na área interna e externa, comunicação visual em braile e mapa tátil,
instalados em bancada horizontal, em dimensões estabelecidas na norma
da ABNT (1,10 de altura e ilustração com 0,60 x 0,80m e inclinação de
30°). Nos dois pavilhões da Rodoviária, serão instalados oito mapas
deste tipo.
Outras adaptações
Parte dos sanitários será adaptada para utilização por pessoas com
deficiência e na área de embarque haverá cadeiras com dimensão especial
para acomodar obesos, enquanto aguardam embarque ou desembarque.
Os
guarda-corpos (ou parapeitos) também seguirão recomendações da ABNT, com
92 centímetros de altura, e os corrimãos terão empunhadura com 4,5
centímetros de diâmetro e extremidades com saliência de alerta para
pessoas com deficiência visual. O piso, em toda a área interna, será
trocado, com a utilização de material plano e antiderrapante.
Setembro de 2013
A Prefeitura de Curitiba começou em junho a
revitalização da Rodoferroviária, que tem previsão de ficar pronta em
setembro de 2013. Os ônibus que chegam do litoral paranaense pela BR
277, de Santa Catarina pela Avenida das Torres e do interior do Paraná
pela Silva Jardim entrarão no terminal pela Dario Lopes dos Santos. Isso
irá melhorar a mobilidade no entorno da Rodoferroviária.
O sistema de monitoramento por câmeras terá alcance ampliado, chegando a
100% das instalações, o que permitirá melhor atendimento às ocorrências
no terminal. A comunicação interna será melhorada, com aumento no
número de telas para visualização das chamadas de embarque e alerta de
desembarque de ônibus e também com aperfeiçoamento no sistema de avisos
sonoros.
Fonte: http://www.bemparana.com.br
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