5 de fev. de 2015

Bloco do Pinel comemora dez anos de carnaval



Criação coletiva de pessoas em tratamento no Instituto Municipal Phillipe Pinel e no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub) e de integrantes da Associação de Moradores da Lauro Muller, entre outras entidades, o bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou! completa dez anos de existência no carnaval deste ano e promete muitas loucuras no desfile.


Seguindo a tradição, o bloco desfila no domingo anterior ao carnaval. Este ano, será no  próximo dia 8, com concentração às 15h, em frente ao Instituto Benjamin Constant, na Avenida Pasteur, 250, e início do desfile às 16h, seguindo  até a Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, informou uma das organizadoras do bloco, a musicoterapeuta Pollyanna Ferrari. Outra coordenadora, a psicóloga Marcela Weck, disse que, além dos usuários da rede de saúde mental, saem no bloco os profissionais do setor – médicos, enfermeiros e assistentes sociais.


A média de participantes tem variado entre 900 e 1,3 mil pessoas por ano. Para este ano, são esperados mais participantes em virtude da comemoração dos dez anos dp bloco: “eu imagino 1,5 mil pessoas”, disse Pollyanna.


Durante todo o ano, os organizadores mantêm oficinas semanais para preparar as pessoas em tratamento para o desfile.


“Há oficinas de música, de composição musical - para fazer os sambas do bloco - de percussão, para quem quiser participar da bateria, de estandarte e de arte, este setor está construindo um carro alegórico. São várias oficinas para criar o desfile”, informou Pollyanna.


O enredo deste ano é Sou Louco, Sim, Também Sou Bonito. É que Nem Tudo se Leva no Grito


Mais de 40 sugestões de temas foram apresentadas, mas a frase vencedora foi a de Demétrius Lucas, que está em tratamento desde 1991 e sairá pela primeira entre os puxadores do bloco. Demétrius, que é da comissão organizadora desde a fundação do bloco, gostou de ter sua frase escolhida para o desfile. 


Segundo ele, o carro alegórico que está sendo montado retrata um salão de beleza, em alusão ao tema da estética. 


“O carro representa o nosso imaginário de usuário, de paciente de saúde mental. O carro está bem animado, bem irreverente”, afirmou.


A música  oficial deste ano é uma marchinha composta por Hamilton de Jesus, também usuário da rede pública de saúde mental do Rio de Janeiro, que envolve as três esferas de governo e é integrada também pelo Centro Psiquiátrico do Estado do Rio de Janeiro, além do Ipub e do Instituto Pinel.  


“É uma novidade para nós. Ocorreu uma escolha e este ano, vai ser uma marchinha. Normalmente, é sempre samba”, observou Pollyanna.


Hamilton de Jesus disse que sua música  A, E, I, O, U fala sobre os dez anos do bloco e sobre “a beleza, a loucura e o tratar bem”, atendendo ao que foi pedido pelos psicólogos. 


Ele compõe também para o bloco Loucura Suburbana, do Instituto Nise da Silveira. Hamilton faz tratamento no Centro Psiquiátrico desde 1998.


O bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou! é hoje ponto de cultura mantido pela Secretaria Municipal de Cultura. O desfile tem patrocínio da Petrobras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário