11 de fev. de 2015

Conheça 11 livros gratuitos sobre Educação Inclusiva

 


Todo mundo sabe a importância da educação em nossas vidas. O que é uma pessoa sem educação! O que é uma sociedade em educação! Difícil imaginar. 


Mas existe um outro conceito que vem ganhando força e dedicação de uns tempos para cá: a Educação Inclusiva. Nada mais justo, afinal todos tem direito a terem acesso ao conhecimento. 

Pensando nisso, a Rede Saci divulgou  11 livros sobre o tema , para download gratuito. E mais o livro "Educação Inclusiva: O que o Professor tem a ver com isso?" em PDF e HTML e a cartilha de Orientação aos Docentes sobre alunos com deficiência. 


Mas antes de tudo, você sabe responder o que é Educação Inclusiva!


A Educação Inclusiva


É um processo que amplia a participação de todos os estudantes – sem distinguir condições físicas, mentais, sociais, de raça, cor ou credo – nos estabelecimentos de ensino regular. 


Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade dos alunos. 


É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.


De acordo com o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do Desenvolvimento (International Disability and Development Consortium – IDDC) sobre a Educação Inclusiva, um sistema educacional só pode ser considerado inclusivo quando abrange a definição ampla deste conceito, nos seguintes termos:


- Reconhece que todas as crianças podem aprender;


- Reconhece e respeita diferenças nas crianças: idade, sexo, etnia, língua, deficiência/inabilidade, classe social, estado de saúde (i.e. HIV, TB, hemofilia, Hidrocefalia ou qualquer outra condição);


- Permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças;


- Faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva;


- É um processo dinâmico que está em evolução constante;


- Não deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas nem por falta de recursos materiais.


Você que é professor, estudante, pesquisador ou quer apenas conhecer mais sobre esse assunto tão importante para uma boa convivência acadêmica, pode fazê-lo baixando os livros gratuitamente para ler quando e onde quiser. São 11 opções, veja só:





























----------------------------------------------

Livros indicados para professores







----------------------------------------------

Fonte: Rede Saci


Nenhum comentário:

Postar um comentário