5 de fev. de 2015

Cadeira de rodas está disponível para trilhas no Parque Paulo César Vinha em Guarapari - ES




Depois de um período de testes, a cadeira de rodas para terrenos acidentados, adquirida pelo Projeto Trilha Cidadã, está disponível para utilização gratuita da população durante o horário de funcionamento do Parque Paulo César Vinha, localizado em Guarapari. 


A atividade proporciona uma série de benefícios, como a inclusão social e melhorias psicossociais, devido ao contato com a natureza.
 

A equipe do parque passou por uma capacitação, no último dia 17, abordando o acolhimento, procedimentos de empréstimo e manuseio do equipamento com o objetivo de garantir a acessibilidade à principal trilha do Parque, às pessoas que precisam da cadeira de rodas para se locomover.
 

O uso da cadeira de rodas está restrito ao Centro de Vivência e à Trilha da Restinga, que se inicia próximo à sede e segue até a margem da praia, totalizando 1,5 km. Por não se tratar de cadeira flutuante, é proibido entrar na orla ou na praia. 


Para garantia da segurança dos usuários, é obrigatório o uso de cinto de segurança durante todo o trajeto realizado e, também, a presença de um acompanhante maior de 18 anos.
 

A utilização deste serviço será monitorada através de um breve questionário que os usuários responderão para contribuir com a melhoria do serviço e para avaliar a necessidade de aquisição de mais cadeiras de rodas, bem como para a extensão do projeto para outros parques.
 

Sobre o projeto:
 

O Projeto Trilha Cidadã foi desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em 2011, com a finalidade de incluir as pessoas com deficiência física e intelectual e transtorno mental nas atividades de educação ambiental das Unidades de Conservação. 


As ações do projeto são promovidas pelo Iema e desenvolvidas por meio de parcerias com instituições educacionais, assistenciais e de saúde, que incentivam a relação entre o homem e o meio ambiente como instrumento de intervenção psicossocial. 


Aproximadamente 280 pessoas de instituições assistenciais já foram levadas ao Parque Paulo César Vinha, em Guarapari.
 

As instituições envolvidas no Trilha Cidadã são: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Santa Mônica, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Guarapari, Apae Vitória, Instituto Luiz Braille, Centro de Prevenção e Tratamento ao Toxicômano (CPTT) Vitória, Escola Estadual de Educação Oral e Auditiva de Vitória e Instituto Nossa Senhora (asilo de Guarapari).


Parque Estadual Paulo César Vinha:



Para participar das trilhas , os interessados devem ligar para o telefone (27) 3636-2571 e agendar a visita.

Funcionamento: 8 às 17 horas

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha fica às margens da rodovia ES-060, também conhecida como Rodovia do Sol, com entrada no km 37,5, em Guarapari.


Fonte: Vitória News


Nenhum comentário:

Postar um comentário