28 de fev. de 2015

Em Belém, primeiro grupo de teatro inclusivo abre inscrições

 


Estão abertas as inscrições para o Cena Especial – Teatro Inclusivo, um projeto de extensão universitária dedicado à formação de atores-inclusivos e criação do primeiro grupo de teatro de Belém especializado em espetáculos cênicos inclusivos. 


Podem participar do projeto pessoas com ou sem deficiência e com ou sem vivências cênicas. As , assim como o curso, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de março na avenida Gentil Bittencourt, 1144, bairro de Nazaré.


Criado e ministrado pelo poeta, dramaturgo e músico Carlos Correia Santos, o projeto não cobrará dos participantes pagamento de mensalidades. 


“A ideia é proporcionar a formação do que chamo de atores-inclusivos. Pessoas com mais de 18 anos, com ou não deficiência, dispostas a montar espetáculos que abordem questões relacionadas à Educação Especial e a inclusão social da pessoa com deficiência”, explica Carlos Correia.


Para o dramaturgo, o ator-inclusivo é um artista ciente de seu papel como instrumento da inclusão por meio das artes, que se comunique de forma ampla com surdos, cegos, pessoas com deficiência física, com síndrome de down, autista, entre outros. 


“Vamos apostar em montagens que mostrem a necessidade que precisamos ter de sempre nos colocar no lugar do outro para, assim, entendê-lo e aceitá-lo”, afirma Correia.


O projeto, que oferece 30 vagas, vai criar espetáculos em que estarão em cena os participantes com e sem deficiência. 


A plateia também será convidada a experimentar sensações variadas vividas pelas pessoas com deficiência. Essas performances podem ser apresentadas em escolas, salas, espaços alternativos, teatros e centros culturais.
 

Inscrições
 

As inscrições pra o projeto Cena Especial – Teatro Inclusivo, seguem abertas até o dia 4 de março de 2015. 


As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Investigação Científica, Pós-Graduação e Extensão da Fibra, na Gentil Bittencourt, 1144 (Nazaré).


A documentação necessária para fazer a inscrição gratuita é a seguinte: RG, CPF e Carta de Apresentação (texto breve com apresentação pessoal, referência se tem ou não deficiência, justificativa do interesse no projeto, e, caso possua, informações sobre experiência com arte). 

Mais informações pelo telefone: 91 - 3205-1837.


Texto Origial: G1


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário