2 de abr. de 2015

Mês de abril terá programação especial sobre autismo em Curitiba

Foto do Jardim Botânico de Curitiba com luzes azuis


Entre quinta (02) e sábado (04) a estufa do Jardim Botânico estará iluminada em azul para homenagear o Dia Internacional do Autismo, que será celebrado na quinta-feira (2). 


A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Rotary Club, Rotaract Água Verde e associações da área, também irá promover nos dias 24 e 25 de abril de 2015, o II Simpósio Regional sobre o Autismo, com a presença de palestrantes que desenvolvem trabalhos de referência internacional nesta área.


O evento tem como objetivo reunir técnicos, pessoas com autismo e seus familiares, promovendo a troca de saberes e práticas desenvolvidas atualmente nas áreas educacional, terapêutica e social para o público com o transtorno.


“Desde 2012, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa. Eventos como esse são importantes para que possamos avançar na garantia desses direitos e, com isso, na construção de uma sociedade que respeita a diversidade humana. Inclusão não é um favor, é cidadania”, destacou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo.


O tema do II Simpósio será “Uma Nova Dimensão para o Autismo”, e terá três palestrantes da Suécia que desenvolvem trabalhos de referência nesta área: Harald Sturm, neuropsiquiatra infantil, especialista em distúrbios do desenvolvimento; Cláudia Chaves Martins, assistente social e terapeuta familiar comportamental e cognitiva, do Centro de Autismo da Infância e Juventude de Estocolmo; e Rosi L. Kilander, fonoaudióloga no Karolinska Institute, da capital sueca, que atua na capacitação de professores e familiares para comunicar-se com pessoas com autismo.


Ao final do evento, será realizada uma caminhada comemorativa alusiva ao Dia Mundial do Autismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário