10 de jun. de 2015

Secretaria de Gestão Estratégica e Ministério da Saúde oferecem minicursos a gestores de saúde no norte e nordeste





A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) vai oferecer aos gestores municipais de Saúde minicursos com temas ligados à gestão do SUS. 


A atividade integra a programação do III Congresso Regional Norte Nordeste, Saúde e a 1ª Mostra Norte/Nordeste de Experiências na Atenção Básica, que acontecerão simultaneamente no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa (PB), no período de 9 a 12 de junho de 2015.


Nos minicursos, a SGEP vai esclarecer dúvidas e abordar como cada uma das unidades que compõem a sua estrutura atua para o fortalecimento da Gestão Estratégica e Participativa no SUS. 


Os temas abordados serão: ‘Como utilizar o SARGSUS e o SISPACTO e Planejamento Regional’; ‘A importância da Auditoria para qualificar a gestão’; ‘Ouvidoria: A mudança a partir do cidadão’; ‘Qualificar a Gestão Estratégica e Participativa (Monitoramento e Avaliação)’ e ‘Como implantar Políticas da Promoção da Equidade’.


COMO UTILIZAR O SARGSUS E O SISPACTO E PLANEJAMENTO REGIONAL – O objetivo deste minicurso é discutir o processo de pactuação de diretrizes, objetivos, metas e indicadores no contexto da região de saúde, isto é, no âmbito da Comissão Intergestores Regional (CIR), bem como a avaliação dos resultados obtidos por meio do relatório de gestão. Simultaneamente, serão apresentadas as telas dos sistemas SISPACTO e SARGSUS, utilizados para registro das metas pactuadas e avaliação dos resultados, respectivamente. A palestra vai acontecer na sala 13, das 9 às 11 horas do dia 10 de junho, pelos técnicos da SGEP, Ana Cassia Cople, Dorian Chim Smarzaro e Lívio Oliveira Adelino de Lima.


A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA PARA QUALIFICAR A GESTÃO – Sensibilizar os gestores para a importância da auditoria como uma potente ferramenta de controle interno para apoiar a gestão. Este é o objetivo do minicurso, que será ministrado pela diretora interina do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), Adelina Feijão. A meta é mostrar como a auditoria pode auxiliar os gestores na tomada de decisões, aperfeiçoar políticas públicas de saúde, redirecionar ações e serviços, e corrigir falhas, dando mais transparência à aplicação dos recursos públicos. A atividade vai acontecer na sala 13, das 14 as 16 horas do dia 10 de junho.


OUVIDORIA: A MUDANÇA A PARTIR DO CIDADÃO – O objetivo é o diálogo entre gestores e especialistas, bem como a aproximação dos cidadãos com seus governantes construindo consensos para a prática diária. Como um instrumento disponível ao cidadão, o minicurso de Ouvidoria visa dialogar e influir na construção de políticas públicas eficazes. O minicurso acontece também no dia 10, das 16 as 18 horas, na sala 13, e conta com os seguintes facilitadores: Eliana Pinto – Ouvidora Geral do SUS; Jorge Magalhães Toledo – Ouvidor da Agencia Nacional de Saúde Suplementar; Monica Rocha Rodrigues Alves – Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa; Antônio Jácome Filho – Ouvidor Geral do Município de João Pessoa; Rubens Pinto Lyra – Doutor, Professor e Fundador da Associação Brasileira dos Ouvidores e o Fórum Nacional das Ouvidorias Universitárias.


QUALIFICAR A GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA (MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO) – O objetivo é fortalecer os processos de monitoramento e avaliação que apoiem a tomada de decisão gestora. O minicurso vai apresentar instrumentos e formas de alinhar as informações dos componentes da gestão estratégica e participativa (Auditoria, Ouvidoria, RAG, SISPACTO, Controle Social) para apoiar um processo de planejamento do ente e regional. O instrutor será o assessor do Gabinete da SGEP, Sandro Terabe, e vai acontecer no dia 11 de junho, das 14 as 16 horas, na sala 13.


COMO IMPLANTAR POLÍTICAS DA PROMOÇÃO DA EQUIDADE – O tema será debatido das 16 as 18 horas do dia 11 de junho. O Ministério da Saúde e as demais esferas de gestão do SUS vêm implementando as políticas de promoção da equidade para diminuir as vulnerabilidades a que certos grupos populacionais estão mais expostos, e que são determinantes sociais da saúde. Exemplos disso são os níveis de escolaridade e de renda, as condições de habitação, acesso à água e saneamento, à segurança alimentar e nutricional, a participação da política local, os conflitos interculturais e preconceitos com o racismo, homofobia e o machismo, entre outros.


O EVENTO – Com o tema 'Equidade na Gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais', o 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, em conjunto com a 1ª Mostra Norte/Nordeste de Experiências na Atenção Básica, será um espaço de debate com a finalidade de ampliar o entendimento das equipes gestoras do SUS sobre as políticas públicas, com foco no enfrentamento das desigualdades regionais, e defender vigorosamente os princípios basilares dessa política inscritos na Constituição Federal, mostrando a saúde como direito de cidadania.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário