18 de nov. de 2016

Exposição fotográfica inclusiva no Centro Cultural Correios do Rio




Ao contrário dos museus e mostras tradicionais, a Exposição Fotográfica Lentes da MemóriaA Descoberta da Fotografia de Alberto de Sampaio, 1888-1930 propõe justamente o contrário: “Por favor, toque”. 


Com recurso tátil e audiodescrição, a mostra fica em cartaz até 4 de dezembro, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.


Para quem enxerga, viver essa sensação pode ser uma forma de praticar a empatia, colocando-se no lugar de quem não enxerga e aproveitar a mostra com outro sentido, além da visão. 


É possível passear pelas obras táteis com os olhos vendados ouvindo a descrição de imagens, vivenciando a mesma maneira que as pessoas com deficiência visual têm acesso às informações visuais.


A exposição disponibilizará também maquete tátil do espaço da exposição e de objetos que estarão expostos, como a máquina fotográfica e câmera de filmar, muito utilizadas pelo fotógrafo Alberto de Sampaio.


As fotografias que compõem o acervo audiodescrito também contam com QR Codes para que o público, com deficiência visual ou não, possa acessar a descrição por meio do celular. 


Além dos recursos táteis e de áudio, há profissionais audiodescritores a postos em todos os dias da exposição, de terça à domingo, para receber grupos previamente agendados e acompanhar pessoas com deficiência visual durante a visita.


AÇÕES E HORÁRIOS



Monitores e recursos de audiodescrição disponíveis a todos os visitantes em todo o período da exposição. Audiodescrição gravada em canetas pentops para público com deficiência visual e Audiodescrição ao vivo com monitor para público com deficiência visual.


Audiodescrição ao vivo com monitor audiodescritor para grupos pré-agendados de pessoas com deficiência visual, em horário a combinar pelo telefone: (21) 99466 2096, com Gustavo.

***

Exposição Fotográfica Inclusiva “Por favor, toque!”


 
Quando: até 4/12;  de terça-feira a domingo, das 12h às 19h  

Onde: Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro  

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, Rio de Janeiro – RJ  

Fone.: (21) 2253-1580
 

Obs.: entrada gratuita
 

*** 


Fonte:  Vida Mais Livre
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário