19 de out. de 2012

Festival Internacional de Dança do Recife ressalta a inclusão

um casal está dançando
As danças popular e contemporânea de vários países se encontram nos principais palcos da capital pernambucana a partir do próximo dia 19 de outubro, quando começa o 17° Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR)

Neste ano, o evento se espalha por ruas, parques públicos e também pelos sete principais teatros da capital pernambucana.

A programação conta com espetáculos brasileiros e de países como Espanha, França, Holanda, Portugal, Moçambique e Tailândia e os ingressos serão vendidos a preços populares: R$ 5 ou de maneira gratuita.

O lançamento oficial do 17° FIDR acontece às 19h30 do dia 19, com a performance “Árvores”, de Clarice Lima (SP), que se apresenta na esplanada do Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

 A noite conta ainda com o espetáculo “As canções que você dançou pra mim”, da carioca Cia. Focus, que se apresenta às 20h, no Teatro Luiz Mendonça, também no Dona Lindu.

Durante os nove dias de festival, os teatros Hermilo Borba Filho, Apolo, Santa Isabel, Luiz Mendonça, Arraial e Barreto Junior – além dos parques Dona Lindu e Jaqueira e da Praça do Diário – receberão mais de 40 espetáculos. 

A programação completa está disponível no site oficial do FIDR. Serão mais de 400 artistas vindos de vários países e das cinco regiões brasileiras, realizando espetáculos e oficinas.

Entre os destaques do evento está a programação de Dança Inclusiva, que conta com espetáculos como “Florescer”, projeto de dança árabe produzido e dirigido pela pernambucana Simone Mahayla. Levando ao público a reflexão sobre as constantes transformações da vida, “Florescer” fala ainda sobre a sustentabilidade e a inclusão social, contando com a participação da Cia de Dança Cadências, com bailarinas cadeirantes.

Por sua vez, a Companhia Integrada Multidisciplinar (CIM), de Portugal, apresenta o espetáculo “O Nada”, que é moldado na ideia e responsabilidade de comunicação no tempo atual, através de uma narrativa que parte de um percurso caracterizado no silêncio e no eco de um sonho. 

Além disso, a companhia ministra, no dia 24 de outubro, o workshop de Dança Inclusiva, voltado para portadores de paralisia cerebral, deficiência visual, auditiva, motora e outras, exceto as cognitivas.

O festival contará ainda com estreias de produções locais, como os dois espetáculos inéditos do projeto “O Solo do Outro”, do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo. As coreografias são homenagens ao centenário do dramaturgo Nelson Rodrigues, e foram inspiradas em textos dele: “Caixa Preta”, da bailarina Marta Guimarães, e “Vestido de Noiva”, com o dançarino Otavio Bastos.

Entre os internacionais, destacam-se o francês “Cribles/Wild”, da Cia Emmanuelle Huhyn, o solo do franco-tunisiano Selim Bem Safia, e o espanhol “Madrid Dances in...Recife”, que leva para vários países companhias espanholas de dança contemporânea. Inéditos no Brasil, estes espetáculos serão apresentados exclusivamente no Recife, com o apoio do Governo da Espanha e do Instituto Cervantes do Recife.

A bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo, que dedicou sua vida ao desenvolvimento da dança brasileira, será a homenageada do 17° FIDR. O Grupo Grial, que completa 15 anos e foi fundado por Maria Paula em 1997, também será homenageado. Por isso, a programação do Festival busca misturar ainda mais a cultura popular à erudita, apresentando trabalhos como “Coreografia de Cordel”, da Cia de Dança Palácio das Artes (BH).
 
Além das apresentações, o Festival conta com oficinas gratuitas de dança, que acontecem nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da capital pernambucana. Os cursos serão ministrados por educadores brasileiros e estrangeiros, e as inscrições gratuitas podem ser feitas de 15 a 18 de outubro, através do e-mail fidreducativo@gmail.com.

 O FIDR promove ainda a Plataforma Novos Criadores, espaço voltado para novos coreógrafos e estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)Site externo., com seminários, palestras e debates.

Coordenado por Arnaldo Siqueira e com curadoria da coreógrafa e professora paulista Marta César, o Festival Internacional de Dança do Recife é realizado pela prefeitura da cidade, através da Secretaria de Cultura. 

O evento conta com patrocínio da Petrobrás, Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Caixa Econômica Federal e Funarte. Além disso, a 17° edição conta com apoio cultural do Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Instituto Francês e Consulado da França para o Nordeste.

17º Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR)

 
q 19 a 27 de outubro de 2012

Ingressos
: R$ 5,00, além de atividades gratuitas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário