16 de out. de 2012

Cia Fernanda Bianchini de Ballet para Cegos apresenta A Bela Adormecida

cinco bailarinos estão no palco

A Associação de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini, única companhia profissional de ballet para cegos do mundo, irá apresentar “A Bela Adormecida”, nos dias 17, 18 e 19/10, às 20h, no Theatro São Pedro, em São Paulo. 

Os ingressos custam R$ 40 e estão à venda pela internet (www.ingressorapido.com.br) e no próprio teatro.

A censura é livre. A dança com cerca de 1h30 de duração, conta com a participação de 92 bailarinos. A direção é de Cesar Albuquerque de Oliveira e a coreografia é de Marius Petipá.

Para poder receber de forma adequada os deficientes visuais que irão prestigiar a dança, no dia 17, primeiro dia de apresentação, haverá
audiodescrição: tradução em palavras de toda imagem necessária à compreensão do conteúdo audiovisual pelas pessoas que estejam definitiva ou temporariamente impossibilitadas de ver. “Incentivamos a inclusão cultural. Queremos que as pessoas deficientes visuais se sintam respeitadas e que participem de eventos”, diz Fernanda Bianchini, idealizadora da Cia. de Ballet.

Confira fotos de uma apresentação da Cia de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini

A Bela Adormecida é um balé de um prólogo e três atos do compositor russo Tchaikovsky, o libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa baseado no conto de fadas do escritor francês Charles Perrault.
 
Sinopse
 
O rei Florestan e a rainha convidaram todas as fadas para serem as madrinhas do batizado de sua filha recém-nascida, Aurora. Enquanto as fadas oferecem seus presentes à bebê, um trovão anuncia a chegada da terrível fada Carabosse, que o mestre de cerimônias esqueceu de incluir na lista de convidados. Ultrajada, Carabosse anuncia que também irá dar um presente à bebê: quando Aurora completasse 16 anos, iria se picar com uma agulha no dedo e então mergulharia em um sono eterno.

Felizmente, uma das fadas madrinhas ainda não havia dado o seu presente, e então contraria Carabosse, prometendo que Aurora não iria mergulhar em sono eterno e sim cairia em um sono que duraria até que um príncipe a despertasse com um beijo e se casasse com ela. Como precaução, o rei proíbe todos os objetos aguçados no seu reino.

Associação

A Associação Ballet de Cegos Fernanda Bianchini existe há 17 anos. Tem como objetivo principal a integração social de deficientes visuais, de baixa renda, através da dança, principalmente do Ballet Clássico. 

A entidade é mantida pelo belo trabalho voluntário realizado pela fisioterapeuta Fernanda Bianchini cujo lema é: aprender a ver a dança com o coração. “É um método pioneiro que permite ao deficiente visual aprender dançar ballet de forma graciosa como qualquer outro bailarino

O aprendizado se inicia no toque, o passo é ensinado a cada aluno pelo contato” explica Fernanda.

Nestes anos ganhou reconhecimento nacional e internacional. Por enquanto, são mais de 100 prêmios em competições e festivais e duas apresentações no exterior. A recente atuação foi no encerramento das paralimpíadas de Londres.

Além da magnitude do projeto, o que chama atenção é o fato da associação ter professores também deficientes visuais. “É uma prova de que não há limites para quem se dedica e acredita”, afirma Fernanda Bianchini. 

“É maravilhoso ver a alegria de nossos bailarinos em sentirem que podem fazer algo único e especial, superando todos os limites que a sociedade normalmente impõe aos deficientes”, completa. 

Além das apresentações, a associação sobrevive da arrecadação de recursos junto às empresas e parceiros.

 Espetáculo A Bela Adormecida;

Dias :17 e 19/10;
Local: Theatro São Pedro (rua Barra Funda, 171 Barra Funda/SP);
Horário: às 20h;
 Ingressos: R$ 40;
 Pontos de venda: no próprio teatro (de ter. a dom. das 10h às 18h);
Informações:(11) 3667.0499 / 4003-1212 ou www.ingressorapido.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário