10 de abr. de 2013

Alunos e professores do ES desenvolvem carro que anda sozinho

Símbolo da acessibilidade
Professores e estudantes do Departamento de Informática da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) apresentaram uma prévia do futuro, em um passeio no campus da instituição, em Goiabeiras, Vitória (ES). O 'carro autônomo', projeto desenvolvido na Ufes, não precisa de motorista, segue o percurso e desvia de obstáculos por meio de sensores. Para adquirir o veículo, no entanto, vai ser preciso aguardar em torno de 10 a 15 anos, segundo estimou o grupo.

De acordo com a aluna do doutorado em ciência da computação, Mariella Berger, a ideia foi dar 'olhos' ao carro para que ele pudesse se guiar. "Demos sensores para o carro, baseado na ideia de que nós conseguimos dirigir usando os olhos. Então, demos olhos e cérebro ao carro, para que ele consiga se locomover no mundo", explicou.

O objetivo do projeto, segundo os professores, é auxiliar pessoas que possuam algum tipo de limitação para locomoção. Os comandos, hoje dados pelo computador, no futuro deverão ser emitidos pelo cérebro. "No futuro, a gente quer que uma pessoa paraplégica possa controlar o carro só com o olhar. Ou, então, uma pessoa cega possa controlar só com o pensamento", disse o professor Alberto de Souza.

O carro é um projeto dos alunos de pós-graduação do Departamento de Informática do Centro Tecnológico da Ufes. Como cérebro do carro, foi instalado um computador, que é programado antes de o veículo dar partida. No teto do carro, há câmeras que projetam o caminho a ser percorrido.

"Nós sempre utilizamos um conjunto de duas câmeras, com as quais conseguimos entender, por meio de inteligência de algoritmos, qual a distância entre um objeto e o carro", destacou Mariella.

Em cima do veículo, gira um sensor que lança lasers para formar um campo, que facilita a identificação do que está em torno do carro. Os sensores criam um mapa do caminho percorrido, sendo a área livre e os obstáculos apresentados em cores diferentes. "Tivemos que explicar para ele o que é um objeto, ou fixo ou móvel. Ele tem que entender que não pode passar por cima de você. Isso foi uma inteligência que a gente deu para ele", falou a doutoranda.

A previsão de tempo de espera para conseguir comprar o veículo em uma concessionária é de 10 a 15 anos. "A transformação do nosso automóvel atual para um automóvel totalmente autônomo vai ser gradativa. Cada vez mais, vão ser adicionados aos carros facilidades para torná-los mais confortáveis, mais seguros e mais inteligentes. Eu estimo que, daqui a 10 ou 15 anos, vai ser possível comprar um", falou o professor.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário