19 de abr. de 2013

Reatech 2013: Inatel apresenta projetos do CDTTA


Cadeira de rodas
Entre os dias 18 e 21 de abril, o Inatel estará presente na 12ª edição da REATECH, maior feira de tecnologia voltada para pessoas com deficiência da America Latina. 

No estande, a instituição apresentará os projetos desenvolvidos no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA), que é fruto de uma parceria com o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES).

O destaque será o projeto “Kit para motorização de cadeira de rodas”, que ficou em 3º lugar na 5º edição do Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários, premiação que reconheceu os melhores projetos de extensão universitária em tecnologias sociais voltadas para a promoção da saúde, educação e meio ambiente. 


Desenvolvido por alunos do curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel, que atuam como bolsistas no CDTTA, o kit permite aos usuários de cadeira de rodas transformarem uma cadeira manual em uma cadeira motorizada.
 

O maior diferencial é que a cadeira adaptada com o Kit poderá ser utilizada nos dois modos, manual e motorizado, diferente das cadeiras motorizadas existentes atualmente no mercado, que não dão esta opção aos usuários. Outra grande vantagem é que além de leve, a cadeira pode ser dobrada facilmente para ser transportada, sem que seja necessário retirar a bateria.
 

A intenção do projeto, bem como de todos os projetos em desenvolvimento no CDTTA, é tornar a tecnologia acessível a todas as camadas da população. Por isso, o intuito é que o Kit tenha o menor custo possível. 

“O projeto visa alcançar o baixo custo, sem deixar de lado outros benefícios e inovações propostos. Uma das alternativas que está sendo estudada é nacionalizar as peças e componentes, que para a construção do protótipo foram importados”, explica Filipe Loyola Lopes, um dos alunos responsáveis pelo projeto.
 

Os visitantes da REATECH também poderão conhecer o projeto Smart Home (Casa Inteligente), que permite a uma pessoa com deficiência ou cuidador, monitorar e controlar as atividades de um ambiente à distância, como abrir e fechar janelas e cortinas, ligar e desligar luzes, ar-condicionado e TVs, por exemplo.

Todo esse gerenciamento é feito através de uma página WEB, podendo ser acessada de um celular, tablet ou computador a qualquer hora, em qualquer lugar. O sistema foi desenvolvido por alunos do Inatel como projeto de Iniciação Científica. 

Outros projetos voltados para pessoas com deficiência física, visual e auditiva também estarão expostos no estande da instituição, que estará localizado na Rua E.
 

Além dos projetos, a fisioterapeuta do Inatel Cláudia Garcez irá ministrar duas palestras durante o evento, sendo uma sobre os trabalhos do CDTTA e outra sobre as pesquisas que desenvolve na área de Traumatismo Raquimedular, que acontecerão respectivamente no dia 20, às 10h, e no dia 21, às 11h30.  


Reatech 2013| XII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
 
 
Entrada: gratuita

 
Dias: 18 e 19, das 13h às 21h

          20 e 21, das 10h às 19h

Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil

Evento Simultâneo: Feira Internacional de Tecnologias em Fisioterapia e Feira Nacional da Pessoa Idosa


- Transporte Gratuito - Estação do Metrô Jabaquara - Saída de Vans na Rua Nelson Fernandes, 400
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário