5 de abr. de 2013

Jovem vende bijuterias para ajudar atletas com deficiência

Austin e Calista abraçados sorrindo para a câmera
Desde pequena, Calista tinha um objetivo: fazer a felicidade de crianças com deficiência. O motivo desse esforço era o amor por Austin, seu irmão mais velho, que tem distrofia muscular e anda de cadeira de rodas. "Ele é minha inspiração", conta Calista. "Mesmo com tantas limitações impostas pela doença, ele luta para conseguir o seu espaço e para fazer o que mais ama: praticar esportes!"

Aos cinco anos, Calista, que mora com a família na Pensilvânia (EUA), começou a acompanhar o irmão a todos os treinos e competições do Special Olympics, uma organização que apoia atletas com deficiência. "Era um jeito de incentivar e de mostrar que eu estou do lado dele para tudo o que precisar."

Em 2005, os organizadores perderam o evento de arrecadação de fundos e não poderiam mais levar os atletas para as competições. "Fiquei pensando em como o Austin ia ficar triste. Competir era uma maneira de ele se sentir como os outros garotos", lembra. Para ajudar, a menina começou a vender bolos durante os treinos.

Dois anos depois, ela já tinha uma barraquinha com bijuterias e ímãs de geladeira confeccionados por ela a cada fim de partida. Calista conseguiu arrecadar cerca de US$ 15 mil. O dinheiro foi usado no transporte de atletas até as competições e também na manutenção de equipamentos e uniformes. Austin estava de novo nas pistas de corrida!

E ela não parou por aí. Em 2009, Austin foi qualificado para ter seu desejo realizado pela fundação Make-A-Wish e isso despertou o interesse de Calista. "Ele queria ir para a Disney! Ver a felicidade dele me fez querer realizar o desejo de outras crianças também e dar a elas um momento para se esquecerem dos seus problemas."

Além de montar sua barraquinha em eventos, Calista criou o site Calista Cares, em que é possível comprar suas bijuterias. Detalhe: elas são entregues no Brasil! Ela já arrecadou mais de US$ 14,5 mil e realizou o desejo de outras quatro crianças. Como toda boa ação merece ser reconhecida, Calista recebeu seis prêmios, incluindo o de voluntária mais jovem pelo Special Olympics Pennsylvania.

Mesmo tão novinha, ela já sabe o que quer para o seu futuro: "Vou ser técnica do Special Olympics! Também quero continuar com meu artesanato e ser fotógrafa nas horas vagas".

Fonte: Capricho / Planeta Sustentável (Giselle Hirata)

Nenhum comentário:

Postar um comentário