23 de abr. de 2013

CPB assina acordo de cooperação com Comitê Paralímpico de Angola

Perfil de um atleta saltando por um obstáculo
Os Comitês Paralímpicos brasileiro e angolano assinaram um acordo de cooperação inédito nesta terça-feira, 23, em São Paulo (SP).

Com a presença dos respectivos presidentes dos comitês do Brasil, Andrew Parsons, e de Angola, Leonel da Rocha Pinto, o evento celebrará uma parceria entre as duas entidades, que visa, principalmente, a troca de informações e de conhecimento técnico e organizacional.

O acordo tem prazo de quatro anos, podendo ser prorrogado. Faz parte de um trabalho do Comitê Paralímpico Internacional (IPC na sigla em inglês) para desenvolver o esporte paralímpico em todos os continentes. Por ser um exemplo na América Latina e entre países da língua portuguesa, o Brasil ficou com a missão de ajudar e trocar informações, primeiramente, com Angola.

“Já tínhamos parceria com alguns países, mas esta é a primeira vez que um acordo formal será oficializado”, explica Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. Segundo ele, o acordo com os angolanos será mais de “doação de conhecimento”.

“O Brasil é uma potência paralímpica mundial, que obtém resultados, com excelentes profissionais e formadores de grandes atletas. E, por isso, temos o compromisso de ajudar no desenvolvimento do movimento paralímpico internacional, o que fazemos com grande satisfação”, completou Parsons.

Formação de treinadores e de corpo técnico, intercâmbio de atletas e troca de informações sobre gestão de infraestrutura, marketing e publicidade são algumas das cláusulas do novo acordo entre os Comitês Paralímpicos.

Parceria já começou

Antes mesmo da assinatura do acordo, 13 atletas de Angola estão em São Paulo há mais de uma semana participando do treinamento da Seleção Brasileira para o Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação, que ocorre de 25 a 27 deste mês, também na capital paulista.

Além disso, seis atletas competiram no Circuito Caixa Loterias Regional São Paulo, há pouco mais de uma semana. Em maio, uma equipe técnica brasileira viajará para Angola a fim de ministrar aulas e auxiliar na formação de novos treinadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário