“O exemplo trazido pelo filme, que se encontra ainda em cartaz, mostra a importância de pensarmos e elaborarmos políticas públicas voltadas às pessoas que tem Down, de modo a promovermos uma inserção maior deles na sociedade. Enquanto agentes públicos é tarefa nossa incentivarmos esse tipo de discussão e o seminário servirá justamente para levarmos o debate à sociedade”, afirma o vereador Paulo Fiorilo (PT), responsável por promover o evento.
Com o título “1º Seminário Síndrome de Down”, a palestra inicial será de Zan Mustacchi, que vai relatar sua experiência no atendimento às pessoas com Down. Fundador da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), ele responde pelo Departamento de Genética do Hospital Darcy Vargas e é diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas (CEPEC). O médico integra ainda o Conselho Nacional de Saúde.
Na sequência, Marçal de Souza vai falar a respeito da elaboração de “Colegas” e como ocorreu a integração dos três personagens principais ao elenco e ao processo de filmagem. Com larga experiência no cinema, em seu currículo consta participação em diversas produções de Hector Babenco (como “Lúcio Flávio”, “Pixote” e “O Beijo da Mulher Aranha”), além de ter trabalhado com Ugo Giorgetti (“Festa”, “Sábado”, “Boleiros” e “Boleiros II”), Sérgio Rezende (“Lamarca”), Sérgio Bianchi (“Quanto vale ou é por quilo?”), Walter Hugo Khouri (“Forever”), André Klotzel (“Capitalismo Selvagem”) entre outros.
Por fim, Sonia Casarin discorrerá sobre as formas de propiciar uma melhor integração das pessoas com Down à sociedade. Para tanto, ela abordará o trabalho desenvolvido pelo Instituto Olga Kos, especializado no atendimento a pessoas com deficiência intelectual por meio de ações artísticas e esportivas.
O 1º Seminário Síndrome de Down, que ocorre no Salão Nobre da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100, 8º andar, Bela Vista, São Paulo/SP), das 14h às 17h, tem entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário