11 de dez. de 2014

Universitários criam dispositivos em celular para auxiliar pessoas com deficiência visual

Foto do óculos desenvolvido
Três universitários de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, criaram um dispositivo de smartphone para auxiliar a locomoção de pessoas cegas


Os estudantes de sistema de informação levaram um ano para desenvolver o trabalho que, inicialmente, custou R$ 250.


A ideia de Guilherme Bonetti, Rodrigo Rodrigues e Guilherme Pierre surgiu no final da faculdade. 


Os jovens utilizaram o trabalho de conclusão de curso para desenvolver o projeto. "Em um TCC conseguimos contribuir para uma inclusão social, suprir a necessidade de uma pessoa com deficiência visual e também englobar num só trabalho o que apredemos ao longo do curso", comenta Bonetti.


Os óculos têm dois sensores colocados na frente e na lateral para identificar os obstáculos ao longo do caminho. Tudo com a ajuda de um smartphone e um aplicativo criado especialmente para isso. 


"Como o nosso óculos possui bluetooth e o smarthpone também, ele consegue jogar os dados dos sensores para o tratamento e a recepção no aplicativo, fazendo a leitura", explica Guilherme.


O protótipo também permite que a pessoa interprete algumas placas de sinalização utilizando a fotografia. A câmera do celular faz uma foto e o aplicativo transforma a imagem em som, permitindo que o usuário saiba o que ela está indicando. 


"Depois de ter o app, a gente fez um teste de como faríamos para o smartphone bater fotos em automático, daí usamos o sensor para enviar de cinco em cinco segundos se ele tiver próximo a uma placa e bater a foto paro o celular processar a imagem, convertendo para áudio", conta Rodrigo.


A ideia inicial tem o objetivo de facilitar a vida de quem tem dificuldades de fazer sozinho coisas que, para quem não tem a deficiência, são simples, como andar pela rua ou pegar um ônibus.


Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário