Os usuários de triciclos, quadriciclos, patins, patinetes, skates e cadeiras de rodas
podem circular pelos 204 km de ciclovias e ciclofaixas da cidade de São
Paulo (SP).
A circulação, antes proibida, foi autorizada pelo decreto
55.790, do prefeito Fernando Haddad, publicado no DOC (Diário Oficial da
Cidade) em 15 de dezembro.
A medida também beneficia usuários de
bicicletas de carga, com ou sem reboque atrelado, e ainda veículos de
propulsão elétrica, não comparados a ciclomotores, como cadeiras de roda
motorizadas.
Segundo a coordenadora de planejamento cicloviário da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ,
Suzana Nogueira, esse é mais um espaço e mais uma opção onde essas
pessoas poderão circular.
Ela diz que skatistas, patinadores ou pessoas
com deficiência compartilhavam o espaço somente com o pedestre em
calçadas com obstáculos e desníveis e, agora, há mais uma alternativa.
O Programa de Metas 2013-2016 da cidade também prevê a implementação de
850 mil metros quadrados de passeios públicos acessíveis e 100% da
frota de ônibus com acessibilidade.
Segundo a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida,
Marianne Pinotti, é importante lembrar que a pessoa com deficiência não
vai perder a calçada.
“O fato é que agora há mais uma opção para a
locomoção e mais uma oportunidade para viver a cidade”, explicou.
Por meio do projeto SP400km, a cidade ganhará 400 km de ciclovias até o
fim de 2015. Desde junho deste ano, foram implementados 140 km de vias
segregadas, que se somam aos 63 km existentes.
Em 2015, segundo a prefeitura, serão implementadas ciclovias na Avenida
Paulista e embaixo do Elevado Costa e Silva, o Minhocão.
As duas
intervenções têm previsão para serem iniciadas no dia 5 de janeiro e,
juntas, somam quase 9 km de vias exclusivas para ciclistas. Ao todo, 12
pontes das 28 existentes nas duas marginas, Pinheiros e Tietê, receberão
vias exclusivas para bicicletas.
Fonte: Agência CNT
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