3 de dez. de 2014

CUIDADOS QUE AS PESSOAS COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS DEVEM TER COM VIAGEM AÉREA




Estava pesquisando sobre uso de Concentradores de Oxigênio Portáteis em Aviões e achei as informações abaixo bastante úteis. Espero que gostem .  


O QUE ACONTECE COM O NOSSO ORGANISMO QUANDO ENTRAMOS DENTRO DE UM AVIÃO?


Habitualmente vivemos, ao nível do mar, com pressão atmosférica de 760 mmHg. Em grandes altitudes, e o avião pode atingir cerca de 10.000 metros de altura, a pressão atmosférica cai de maneira importante até cerca de 430 mmHg. Pela questão da grande altitude em um avião, é necessário que estejamos em um ambiente pressurizado. Caso a cabine não seja pressurizada, a saturação de oxigênio no sangue (concentração de oxigênio que circula no organismo através do sangue) também cai de modo importante em todos os indivíduos, podendo chegar a valores próximos de 80% (o normal é acima de 92%).


QUAIS OS RISCOS DA BAIXA OXIGENAÇÃO NO SANGUE?


O oxigênio é fundamental para o funcionamento adequado de todas as células vivas do corpo. A falta de oxigênio circulante pelo corpo faz todas as células apresentarem algum grau de sofrimento. As células que mais sofrem são as do sistema nervoso central (cérebro) e do coração.


                         Oxímetro digital para avaliação da saturação de oxigênio no sangue



A PRESSURIZAÇÃO DA CABINE RESOLVE O PROBLEMA DA BAIXA OXIGENAÇÃO DO SANGUE?


Por padronização internacional, a máxima pressurização que se atinge numa cabine de avião é o equivalente a 8000 pés (ou 2438 metros), com pressão atmosférica de 565 mmHg. Com isso, atinge-se a saturação de oxigênio no sangue de 90% e isso é considerado compatível com a vida e o que as pessoas normais podem suportar mesmo em vôos de longa distância.


O QUE ACONTECE COM O PACIENTE QUE POSSUI ALGUMA DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA QUE DIMINUI A SUA CONCENTRAÇÃO DE OXIGÊNIO NO SANGUE?


A redução de oxigenação se acentua de modo importante e os efeitos disso se acentuam. Soma-se a isso a dificuldade do nosso organismo em se adaptar a mudanças de fuso horário, desidratação, contaminação do ar da cabine e o fato de permanecer sentado por longo período acentuam o desconforto e os riscos. A realização de exercícios durante o vôo pode ser pior para os pacientes portadores de doenças pulmonares, pois há um consumo maior de oxigênio.



QUAIS AS PRINCIPAIS DOENÇAS PULMONARES ONDE OS RISCOS DE DE COMPLICAÇÃO POR VIAGEM AÉREA SÃO MAIORES?


DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e Fibrose Pulmonar.


O QUE É PRECISO O PORTADOR DE DOENÇA PULMONAR REALIZAR PARA VIAJAR DE AVIÃO?

  • Necessário conversar com seu médico a respeito dos riscos e da necessidade de utilização, além dos medicamentos de uso contínuo, da suplementação de oxigênio e da realização de profilaxia para trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
  • É necessário obter um formulário padronizado para ser preenchido pelo médico contendo informações médicas detalhadas (MEDIF). Esse formulário deve conter informações pessoais e dos acompanhantes, especificar a necessidade de maca a bordo ou em solo, cadeira de rodas, baterias, ambulância e oxigênio. O formulário deve ser assinado pelo médico e pelo paciente.
  • Encaminhar o MEDIF à empresa aérea com a antecedência necessária estipulada por ela.
  • Necessário saber se o seu dispositivo para fornecer oxigênio é permitido de ser embarcado em viagens aéreas.

ONDE PODE SER ENCONTRADO O MEDIF?


Todos os sites das companhias aéreas devem conter o MEDIF para ser baixado direto no computador do interessado. Esse formulário preenchido deve ser encaminhando à companhia aérea antes do vôo do paciente.


É POSSÍVEL VIAJAR COM MEU CILINDRO DE OXIGÊNIO?


Os cilindros de oxigênio contendo o gás comprimido (conhecido também como torpedos) ou contendo oxigênio líquido não são permitidos nas aeronaves dentro das cabines e nem mesmo como bagagem a ser despachada, pois não são apropriados para altas altitudes. O único dispositivo para fornecer oxigênio durante o vôo permitido de ser embarcado são alguns determinados tipos de concentrador de oxigênio.


  
                  Utilizacao de oxigênio portatil
                em atividade esportiva
                         Uso de concentrador portátil de
                      oxigênio no carro


É POSSÍVEL USAR QUALQUER TIPO DE CONCENTRADOR DE OXIGÊNIO EM VIAGENS AÉREAS?


Não. É possível utilizar apenas alguns tipos de concentradores portáteis liberados pela Agência Internacional de Aviação:
  • AirSep FreeStyle
  • AirSep Lifestyle com adesivo RTCA
  • Delphi Evo CentralAir
  • Inogen One
  • Invacare XPO2
  • Respironics Inc. EverGo
  • SeQual Eclipse


Esses concentradores são portáteis, pesam cerca de 4,5Kg e possuem baterias com duração de até 8h. As baterias devem ser recarregadas nos aeroportos durante as conexões. Deve-se calcular suprimento extra de 25% para eventuais atrasos.




                                              Modelo de concentrador de oxigênio portátil


 COMO FUNCIONA O PROCESSO DE UTILIZAÇÃO DE OXIGÊNIO NA TAM?


O formulário MEDIF tem validade de 10 dias. Deve ser encaminhado pelo fax (11) 5512-8246 ou através de email (tamfila@tam.com.br) acompanhado das respectivas receitas, incluindo o uso e a dose de oxigênio, com antecedência de 72h.


Como o formulário tem a validade de apenas 10 dias, é necessário providenciar antecipadamente o mesmo conjunto de documentos para o vôo de retorno quando a viagem for durar mais que este período.


Na TAM, o paciente pode levar o seu próprio concentrador de oxigênio, desde que ele seja aceito pela comunidade internacional de aviação e possua baterias carregadas suficientes para toda a duração do vôo. A escolha do assento deve ser sempre no corredor e próxima ao banheiro, não havendo a necessidade de reserva de assento duplo.


Quando houver a necessidade do oxigênio fornecido pela TAM, o serviço é válido durante o vôo e apenas em conexões menores que uma hora. O oxigênio está disponível apenas em aeronaves A-319 e A-320 e para vôos nacionais e com fluxo máximo de 4l/min. Nesta situação há a necessidade da reserva obrigatória de dois assentos (se desacompanhado) e cobra-se a taxa de R$ 850,00 por trecho (valores de maio de 2010).


Ilustração do uso de oxigênio através de concentrador portátil


COMO FUNCIONA O PROCESSO DE UTILIZAÇÃO DE OXIGÊNIO NA GOL?


O MEDIF com os relatórios e receitas médicas deve ser encaminhado com até 48h de antecedência através do fax (0300 115 2121). O serviço é disponível apenas para vôos nacionais, sem restrições de escala.


Na GOL não há possibilidade do paciente levar seu próprio concentrador de oxigênio. A empresa fornece cilindros de 2950 ml e é cobrada a taxa de R$ 900,00 por trecho da viagem, sem necessidade de se reservar o segundo assento.

                             Exemplo de utilização de concentrador de oxigênio portátil em aeroporto





COMO FUNCIONA O PROCESSO DE UTILIZAÇÃO DE OXIGÊNIO NA AMERICAN AIRLINES?



Na American Airlines a solicitação deve ocorrer com 72h de antecedência, o paciente pode usar o próprio concentrador de oxigênio ou solicitar o fornecimento pela companhia aérea. É cobrada a taxa de U$ 100.00 por trecho.


Convém lembrar que algumas empresas aéreas internacionais requerem o aviso da necessidade do uso de oxigênio durante o vôo com 7 dias de antecedência.
Informações específicas sobre a utilização de oxigênio em viagens em territórios estrangeiros


por avião, trem ou ônibus podem ser obtidas no site: http://radientlife.wordpress.com/2010/06/20/how-to-travel-with-medical-oxygen-tips-and-tricks/


O QUE É TROMBOSE?


Trombose é uma oclusão dos vasos sanguíneos por algum coágulo de sangue que pode ocorrer em pessoas predispostas. Isso ocorre geralmente durante longos períodos em inatividade. É mais comum de ocorrer nos vasos da circulação das pernas e, quando isso ocorre, é conhecida como Trombose venosa Profunda (TVP). O risco da TVP é provocar embolia pulmonar, uma situação de risco de morte.


Alguns fatores contribuem para a trombose, tais como fatores hereditários, tratamentos hormonais (inclusive anticoncepcionais), cirurgias recentes (especialmente quando envolvem veias e artérias) e episódios prévios de trombose.


Ocorrem cerca de 4,8 casos de trombose para cada mil passageiros em vôos acima de 10.000 km. Em vôos de 5.000 km, ocorrem 1,5 casos a cada mil passageiros.



COMO PREVENIR A TROMBOSE VENOSA PROFUNDA NAS VIAGENS AÉREAS?
  • Realizar hidratação adequada;
  • Evitar o uso de roupas apertadas;
  • Evitar o uso de sapatos apertados;
  • Evitar o uso de álcool e cigarro;
  • Evitar cruzar as pernas enquanto estiver sentado.;
  • Usar meias elásticas;
  • Andar;
  • Utilizar medicação profilática quando indicado pelo médico.

O QUE É JET LAG?


É conhecido pela expressão jet lag os efeitos que ocorrem no organismo como resultado das mudanças de fuso horário em longas viagens aéreas: cefaléia, mal estar, indisposição e fadiga entre outros.


COMO REDUZIR OS EFEITOS DO JET LAG?


Para reduzir os efeitos do jet lag, deve-se manter o “relógio biológico” ajustado para o mesmo horário do seu local de origem se a viagem for durar menos que dois dias. Isto é, não se deveprocurar adaptar ao fuso do novo local e recomenda-se seguir as atividades, incluindo-se o sono, pelos horários do seu local de origem.


Caso a viagem seja mais longa e dure mais que dois dias, a recomendação é a de procurar adaptar-se o mais rapidamente ao fuso horário do local de destino.


De maneira geral, a adaptação ao fuso e a recuperação do jet lag é mais fácil e rápida quando se viaja na direção do oeste.

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