20 de dez. de 2014

Tribunal da Europa decide que obesidade pode ser deficiência



A Corte Europeia de Justiça, tribunal de mais alta instância da União Europeia, decidiu na manhã desta sexta-feira (19/12/2014) que a obesidade pode ser considerada uma forma de deficiência física em determinadas cicunstâncias. 


Com isso, obesos que se enquadrem nessas condições poderiam estar protegidos pelas mesmas regras que outros tipos de deficientes.


A decisão veio em um caso de um funcionário de creche dinamarquês que alegou ter sido demitido por ser obeso demais para realizar seu trabalho. 


De acodo com informações da rede britânica BBC, o tribunal considerou que, se o sobrepeso de uma pessoa impede "participação total e efetiva" no trabalho, então deve ser considerada uma pessoa com deficiência. Essa decisão deve ser observada em toda a União Europeia.


O caso julgado é do cuidador de crianças Karsten Kaltoft, que trabalhava há 15 anos no mesmo lugar, quando foi demitido pelas autoridades locais da cidade de Billund quatro anos atrás. 


Os empregadores alegaram que ele não era mais necessário porque o número de crianças havia diminuído, mas Kaltoft alegou que foi vítima e discriminação por causa de seu peso cerca de 160 kg.


O próprio dinamarquês não considera que se enquadre como um deficiente físico, pois alega que consegue fazer todas suas atividades profissionais como qualquer outra pessoa. No entanto, a Justiça da Dinamarca vai ter de avaliar se ele se encaixa na decisão da Corte Europeia.


Fonte:  G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário