24 de jul. de 2015

F123 Access - novo software que irá facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual a diversos sites




Será lançado em breve,  um novo software, o F123 Access. Ele facilita o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão a diversos sites, desde os mais famosos, como o Facebook, o YouTube e a versão do Whatsapp para computadores, até outros menos populares.

Desenvolvido para melhorar a experiência da pessoa com deficiência visual na internet, o F123 Access funciona com o Firefox para quem usa leitores de tela como Jaws, NVDA, Orca, VoiceOver e Window Eyes.

O técnico em informática Cleverton Luis de Barros, 30 anos, que mora em Curitiba e tem baixa visão, já testou o novo software.

“Estou usando o F123 Access em meu trabalho, e o resultado tem sido muito bom. Estou conseguindo identificar elementos que antes tinha dificuldade e que são necessários na minha atividade. 


Antes estava com dificuldades para usar uma nova ferramenta que engloba WhatsApp, sms e Twitter, mas agora já estou conseguindo usar 80% dela.”


“Há muito tempo, o Facebook deixou de ser um site de mero entretenimento para se tornar uma verdadeira rede de trabalho. Muitos dos meus clientes são captados por pessoas que me conhecem das redes sociais ou por elas foram indicados”, afirma o advogado paulistano Murillo Bolonhini Cita, 29 anos.


“O F123 Access veio facilitar essa interação, oferecendo melhor uso do Facebook, proporcionando atalhos de teclado bastante úteis, com uma formatação mais inteligente das páginas”, avalia.


Para Antonio Domingues da Silva, 49 anos, o ponto forte do programa é a autonomia. “Ele proporciona mais independência na internet [à pessoa com deficiência visual].”


Ficou curioso? Se você tem alguma deficiência visual, pode participar desta etapa de testes e contribuir para o aperfeiçoamento da ferramenta. Basta mandar um e-mail para acessoF123@F123.org.



FonteDiversidade na Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário