26 de fev. de 2016

Allergam Lança Dispositivo Para Auxiliar na Aplicação de Colírios em Tratamento de Pessoas Com Deficiência Visual




Estudo realizado pelo Instituto Flemming de Pesquisa de Mercado e divulgado na Revista Brasileira de Oftalmologia mostra que até 65% dos pacientes apresentam dificuldade na aplicação dos colírios e 38% erram a primeira gota. 


De cada dez, quatro não acertam o alvo. Um problema, principalmente, para pacientes com Glaucoma, pois uma gota desperdiçada pode representar um dia de tratamento perdido.



Mas, desde fevereiro deste ano, isso pode mudar: os pacientes brasileiros que utilizam colírios já contam com uma ajuda para instilar colírio. 


Trata-se do EYEDROP®, o primeiro aplicador de soluções oftálmicas desenvolvido no Brasil, que tem o objetivo de preservar a saúde ocular dos pacientes, evitar o desperdício de colírio e estimular a adesão ao tratamento. 



O projeto foi desenvolvido pelo designer Sidney Rufca, diretor de Negócios & Design da Vanguard Design, em parceria com a Allergan.



Recentemente o aplicador foi submetido à avaliação detalhada em estudo conduzido pelo Prof. Dr. Tiago Prata, professor da pós-graduação da UNIFESP e diretor clínico do HMO (Hospital Medicina dos Olhos). 


Resultado: 55% dos pacientes que erraram a primeira gota no método convencional acertaram já na primeira tentativa com o EYEDROP®.


“O dispositivo foi desenvolvido para ajudar na principal dificuldade do paciente: pingar colírio. Sabemos que 20% dos pacientes precisam de outra pessoa para ajudar, mas ela nem sempre pode estar presente. Com o EYEDROP®, o paciente se torna mais independente, pois o dispositivo facilita a instilação adequada da medicação. Além disso, não corre o risco de encostar a ponta do frasco no globo ocular, o que minimiza problemas de contaminação e diluição da medicação”, explica o Dr. Prata.


Segundo Sidney Rufca o aplicador é leve, pesa apenas 5g, pequeno e intuitivo, sendo muito seguro ao paciente።



Dr. Prata, diz no estudo publicado recentemente na revista internacional Clinical Ophthalmology, o principal foco foi comparar a impressão dos pacientes em usar a medicação com e sem o uso do aplicador. 


Num olho, os pacientes instilavam de forma tradicional e, no outro, com o EYEDROP®


As maiores notas (de zero a dez) foram observadas com o uso do dispositivo, com avaliações ainda melhores nos pacientes com menor experiência.



Todos esses benefícios ajudam preferencialmente quem tem Glaucoma, porque o tratamento é feito com uso contínuo de colírios, durante toda a vida, pois a doença não tem cura. 


De nada adianta o acompanhamento e tratamento correto pelo médico se a medicação não for instilada corretamente pelo paciente. 


O aplicador facilita o paciente a aderir ao tratamento, o que acarreta na melhora da sua qualidade de vida. 


“Ao final de um ano, mais da metade dos pacientes não continuam em tratamento, muitas vezes por conta da dificuldade de aplicação”, ressalta Dr. Prata.



Não há dispositivo igual no Brasil, que já têm mais de 1 milhão de portadores de glaucoma, e a iniciativa da Allergan tem por objetivo ajudar a aumentar a adesão dos pacientes, incentivando-os a dar continuidade ao tratamento. 


“O mais importante é que a Allergan ao mesmo tempo em que facilita o uso correto do colírio, oferece ganho terapêutico ao paciente.”, comenta Bruno Machado, gerente de produto da Allergan. 


O EYEDROP® é uma exclusividade da Allergan e garantimos o seu funcionamento somente nos frascos de colírios do seu portfólio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário