18 de fev. de 2016

Caminhada pelo Dia Internacional da Síndrome de Down



Em 2015, encabeçada por uma mãe de uma menina com síndrome de Down, aconteceu no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o primeiro CaminhaDown


No parque, mais de 1.000 pessoas se reuniram para celebrar as conquistas com a inclusão e para dialogarem por propostas inovadoras para as entidades, familiares e amigos que lutam pelos direitos das pessoas com deficiências. 


"Naquele momento, eu imaginei que seríamos apenas algumas famílias. Não imaginava que tantas pessoas queriam ter a oportunidade de dialogarem pela inclusão de forma tão inspiradora", conta Rosana Bignami, idealizadora do evento e atual coordenadora das ações a serem realizadas na Semana da Diversidade.

Esse ano, inspirada no sucesso do ano anterior, o 2º CaminhaDown conquista mais espaço e conta com inúmeras parcerias que irão realizar, no próximo dia 20 de março, no Parque do Ibirapuera, dezenas de ações e atividades em comemoração ao Dia Internacional da síndrome de Down. 


Em função do sucesso da iniciativa, foi criado o Projeto Simbiose (www.projetosimbiose.com.br) que reúne a oferta voluntária de serviços para entidades e grupos que lutam pelas causas sociais. 


"Nós queremos dar visibilidade para as ações que viabilizam momentos de descontração, de lazer, de cultura, de diálogo para as inúmeras entidades e ONGs que trabalham em favor de causas sociais, nossa experiência é na formação de redes e na comunicação, como forma de obter impacto social”, conta Rosana Bignami.


Em 2016, o 2º CaminhaDown tem novamente a parceria do Instituto Movimentarte, que, além de organizar a caminhada, participou da idealização da Semana da Diversidade, e também promove a sua organização. 


O Instituto Movimentarte é uma ONG que tem o intuito de divulgar através de aulas de dança, palestras, eventos e workshops a importância da dança e da arte no desenvolvimento das pessoas (www.movimentarte.com). Flora Bitancourt é diretora do Movimentarte. 


Ela conta que com a dança os alunos com deficiência intelectual conseguem ampliar a consciência corporal e expressar sentimentos de forma muito mais ampla e criativa.


O 2º CaminhaDown, neste ano, tem como tema central a celebração da Lei Brasileira da Inclusão e a promoção do debate a respeito da inclusão escolar, da qualidade de vida, da prevenção em saúde e da importância da diversidade em benefício de todos. 


O 2º CaminhaDown 2016 faz parte de um evento mais amplo, denominado Semana da Diversidade, cujo foco é o de ampliar as ações com vistas à promoção dos direitos humanos e da cidadania. 


A iniciativa já foi lançada nas redes sociais, com uma página no Facebook que lidera a divulgação do evento como um todo. 


Em breve, serão disponibilizados também o site da caminhada e da Semana da Diversidade, bem como serão divulgadas as mais de 50 horas de atividades a respeito de inclusão e diversidade.



Para saber mais sobre o 2º CaminhaDown:



Coordenação: www.projetosimbiose.com.br
 
Organização: www.movimentarte.com
 
Contato: Rosana Bignami:diretoriasimbiose.com.br

              Flora Bitancourt: contato@movimentarte.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário