26 de mai. de 2016

Cia de Teatro promove curso para pessoas com e sem deficiência no RJ




A PAR Cia de Teatro promove aulas de artes cênicas voltadas a pessoas com e sem deficiência a partir de 6 de junho, no Rio de Janeiro. 


Com 40 vagas dispiníveis, as aulas serão realizadas no Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian e vão até setembro deste ano. 


Os interessados podem se inscrever até 5 de junho, um dia antes do início do curso, pelo e-mail parciadeteatro@gmail.com


O projeto foi um dos selecionados pelo programa Fomento Cidade Olímpica, na linha Arte sem Limites


Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro​, a iniciativa dá apoio a atividades, espetáculos, processos de formação e companhias que envolvam acessibilidade e inclusão nas artes, em diversas linguagens.


Além de descobrir talentos, a PAR Cia de Teatro quer, com este projeto, abrir espaço para que pessoas com e sem deficiência possam exercitar sua aptidão artística


O programa é voltado para alunos iniciantes, a partir de 12 anos de idade, e inclui aulas de história do teatro e ​seus gêneros teatrais, interpretação, ​voz, corpo, iluminação, figurino e cenário, sempre ​prevendo a inclusão dos alunos que tenham algum tipo de deficiência.


Serão disponibilizados recursos como audiodescrição e Intérprete de Libras, piso tátil para orientar o aluno no espaço cênico, além de uma consultoria em acessibilidade visando atender todas as necessidades dos alunos com deficiência


Importante destacar que o local onde será realizado o curso possui elevador e banheiros adaptados, sendo, portanto, acessível a pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.


O curso coloca em prática uma metodologia já testada quando a PAR Cia de Teatro encenou, em 2015, o espetáculo Nhac! Uma Lição de Queijo, de Ed Anderson. Nesta montagem, estavam em cena os 10 atores/atrizes da Cia, entre eles Moira Braga e Felipe Rodrigues, que têm deficiência visual.


Projeto Incubadora Cênica


Quanto: Gratuito

Quando: de 6/6 a 13/9, segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h
 
Onde: Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian
 
Endereço: Rua Benedito Hipólito, nº 125, Praça Onze , Centro, Rio de Janeiro – RJ (ao lado do Terreirão do Samba)
 


Obs.: 40 vagas disponíveis; os interessados devem se inscrever pelo e-mail parciadeteatro@gmail.com


***
 
 
Fontes:  Vida Mais Livre
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário