19 de jul. de 2012

Cidades de Mato Grosso terão residências inclusivas

Símbolo de acessibilidade
Os Municípios mato-grossenses devem ganhar residências inclusivas, lares para abrigar crianças e adolescentes com deficiência abandonados ou retirados dos pais que vivem em abrigos públicos. Cada casa terá capacidade para 30 moradores. Também terá, em Cuiabá, um “Centro de Dia”, uma unidade de saúde, cultura e lazer voltada aos deficientes que vivem segregados.
Estes projetos, cujo anúncio foi feito pelo Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, integram as ações da “Caravana dos Direitos Humanos”, que Cuiabá recebeu ontem sob a liderança da ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes.
Antonio José Ferreira, que é deficiente visual, observou que os dois projetos estão dentro do programa “Viver sem Limite”, instituído em respeito aos direitos e buscando a melhoria da qualidade de vida dos deficientes.
Para os 45 milhões brasileiros que tem alguma deficiência, dos quais 669 mil vivem em Mato Grosso, o programa prevê R$ 7,6 bilhões para essas ações e outras como construção de 1,2 milhão de casas adaptáveis dentro do Minha Casa, Minha Vida 2 (até 2014), introdução de novos exames para identificação precoce de deficiências e definição de diretrizes terapêuticas.
Como parte das atividades da “Caravana”, a ministra e o governador Silval Barbosa assinaram termos de cooperação e de parceria, além de tem inaugurado o Centro de Referência em Direitos Humanos de Cuiabá, na rua Pedro Celestino, e abrir a exposição “Verdade da Repressão”.
O governador e a ministra também trataram de questões relacionadas ao trabalho escravo, violência contra a mulher, trabalho infantil, proteção às vítimas e testemunhas, políticas públicas para pessoas idosas, plano de enfrentamento à tortura, além de segurança pública.
Maria do Rosário disse que além de selar parceria e fazer o reconhecimento dos avanços das ações do Estado no combate ao trabalho escravo, veio a Mato Grosso com a missão de mobilizar e mostrar à sociedade que a defesa dos direitos humanos diz respeito a todos.
Ela observa que discutiu com Silval a proposta de redução do ICMS (assim como do IPI) para que as medidas de acessibilidade às pessoas com deficiência possam beneficiar aquele que busca comprar um carro.
Silval considerou a visita bastante proveitosa e disse que a acessibilidade é uma questão que vem sendo discutida internamente no governo entre diversas secretarias. Também informou que dentro das ações voltadas aos direitos humanos o governo está elaborando um amplo programa de capacitação de reeducando.
Hoje, no último dia da “Caravana dos Direitos Humanos” em Cuiabá, acontecem no Colégio Presidente Médici, oficinas sobre diversos temas envolvendo direitos humanos.

Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário