23 de jul. de 2012

Centro de pesquisa de tecnologia assistiva é inaugurado em Campinas (SP)

"Localizado dentro do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), O CNTRA será o articulador de uma rede nacional de 25 núcleos de tecnologia assistiva voltados à melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida."

braço mecânico
O governo federal inaugurou nesta sexta-feira (20), em Campinas/SP, o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA). A criação do CNTRA faz parte das ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em novembro de 2011.

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e o ministro Marco Antonio Raupp, da Ciência Tecnologia e Inovação, participaram da cerimônia de inauguração. Também estiveram presentes o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH, Antonio José Ferreira, e o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCTI, Eliezer Moreira Pacheco, entre outras autoridades.

Localizado dentro do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), O CNTRA será o articulador de uma rede nacional de 25 núcleos de tecnologia assistiva (laboratórios e unidades de pesquisa) voltados à melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O secretário nacional, Antonio José Ferreira, reforça a importância desta ação na busca pela qualidade de vida para mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. “Estamos em festa por tirar do papel mais uma ação do Plano Viver sem Limite. É a primeira vez que será lançado no Brasil um centro voltado ao desenvolvimento e inovação de tecnologia assistiva, com a estratégia de núcleos pelo país. O MCTI tem sido um forte parceiro nesta luta pela visibilidade das pessoas com deficiência”, afirma Antonio José.

Os núcleos, em 18 estados e no Distrito Federal, estarão vinculados às universidades federais e às unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As instituições de ensino estabelecidas para compor a rede de Núcleos de Tecnologia Assistiva no CTI Renato Archer foi publicado no dia 3 de julho, por meio da Portaria nº 39.

Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA)
Endereço: Rodovia D. Pedro I (SP – 65), KM 143,6 Bairro Amarais – Campinas/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário