26 de jul. de 2012

Tecnologia pode devolver "visão" aos cegos




Pesquisadores de Israel podem estar levando a tecnologia da vida real para perto da ficção científica e revolucionando a medicina. Eles apresentaram um dispositivo surpreendente que pode usar o som para formular imagens no córtex visual das pessoas cegas. O aparelho é bastante similar ao usado por um personagem em Star Trek: The Next Generation.

O “Dispositivo de substituição sensorial”, foi criado por pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, liderados pelo Dr. Amir Amedi, e usa um algoritmo para traduzir dados visuais em som. Basta apenas um pouco de treinamento para que os usuários possam aprender a interpretar esses sons para mostrar-lhes forma, localização, posição dos objetos e pessoas e até mesmo ler palavras escritas.

Dois caminhos
O aparelho criado pelos pesquisadores permite que os dados sonoros, criados a partir de imagens, ativem o córtex visual lesionado de pessoas com cegueira congênita (que já nasceram cegas). De acordo com Amedi, o córtex visual seleciona os dados que recebe em duas vias paralelas: uma que se relaciona com a forma, identidade e cor e outra que estabelece a localização do objeto e coordena os dados visuais com a função motora.

O estudo mostrou a ativação de duas vias do córtex cerebral de pessoas que nunca haviam enxergado antes. É uma ação parecida com a de pessoas que tem a visão considerada normal, o que mostra que o bom funcionamento dessa parte do cérebro pode ser conseguido sem a necessidade de estímulos visuais.


Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário